BARBOSA, Janyere De Araújo et al.. O lúdico na aquisição de e.le. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11760>. Acesso em: 15/11/2024 09:03
O presente artigo retrata a abordagem do ensino de espanhol em escolas de ensino regular por meio de atividades lúdicas, isto é, a utilização de atividades que sejam prazerosas para o aluno, criando um ambiente agradável na aula, no qual ele possa usar sua fantasia, seus conhecimentos e suas emoções. Além de regras gramaticais e vocabulário da língua estrangeira, o professor também deve abordar e inserir elementos comuns do mundo hispânico na sua aula, ou seja, não deve se manter apenas na gramática da língua, mas abrir novas portas de conhecimentos entre a cultura nativa do aluno com a cultura da língua ensinada. Quando o aluno sente-se confortável em algum tipo de situação, percebemos que sua desenvoltura acontece de maneira mais despretensiosa e simples, fazendo com que ele interaja com todos que estão ao seu redor. As atividades lúdicas proporcionam diminuição da timidez do estudante, pois ao participar dessas tarefas ele se envolve com sua turma e passa a ter maior confiança em seus colegas. Dessa forma, com a melhor desenvoltura do aluno na sala, a aula fica mais interativa. A metodologia utilizada pelo professor não deve fazer com que este seja mantido como o centro dela, ele deve desenvolver um método em que seus alunos participem ativamente do momento da aula. Como aporte teórico, utilizamos Mendes (2012), Bongestab et al (2014), Modesto (2014), Dias (1984), os PCN e as OCEM (2006).