Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: MATEMÁTICA FINANCEIRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, COTIDIANO, CONTA DE ENERGIA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11722
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 731
    "titulo" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO:  POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/UEPB) e alunos do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. O projeto “Matemática Financeira no Ensino Médio: Possibilidades e Desafios” visa trabalhar o estudo da matemática financeira diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados como: porcentagem, razão, proporção, juros simples e composto, de forma que os alunos possam descobrir como utilizar os conceitos de matemática financeira em situações do cotidiano, identificando possíveis estratégias para resolver situações-problema e, considerando a crise econômica pela qual o nosso país está passando, foi trabalhado como tema principal, o cálculo feito para chegar ao valor final da conta de energia, explicar como e por que as novas taxas (bandeiras verde, amarela e vermelha) são cobradas na conta e para onde vão os impostos que pagamos na conta de energia, além de ensinar como calcular o valor aproximado da próxima conta, tornando mais significativa e presente a matemática no dia a dia. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Matemática Financeira, não sabendo relacioná-la com situações do seu cotidiano, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando o uso de estratégias com temas que despertaram o interesse no aluno e novas possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, COTIDIANO, CONTA DE ENERGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID731_14072015131533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11722
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 731
    "titulo" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO:  POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/UEPB) e alunos do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. O projeto “Matemática Financeira no Ensino Médio: Possibilidades e Desafios” visa trabalhar o estudo da matemática financeira diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados como: porcentagem, razão, proporção, juros simples e composto, de forma que os alunos possam descobrir como utilizar os conceitos de matemática financeira em situações do cotidiano, identificando possíveis estratégias para resolver situações-problema e, considerando a crise econômica pela qual o nosso país está passando, foi trabalhado como tema principal, o cálculo feito para chegar ao valor final da conta de energia, explicar como e por que as novas taxas (bandeiras verde, amarela e vermelha) são cobradas na conta e para onde vão os impostos que pagamos na conta de energia, além de ensinar como calcular o valor aproximado da próxima conta, tornando mais significativa e presente a matemática no dia a dia. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Matemática Financeira, não sabendo relacioná-la com situações do seu cotidiano, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando o uso de estratégias com temas que despertaram o interesse no aluno e novas possibilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA FINANCEIRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, COTIDIANO, CONTA DE ENERGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID731_14072015131533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GOMES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO SOARES"
    "autor_email" => "lgs.007@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada juntamente com os alunos bolsistas do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba (PIBID/UEPB) e alunos do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2015. O projeto “Matemática Financeira no Ensino Médio: Possibilidades e Desafios” visa trabalhar o estudo da matemática financeira diante das dificuldades de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos abordados como: porcentagem, razão, proporção, juros simples e composto, de forma que os alunos possam descobrir como utilizar os conceitos de matemática financeira em situações do cotidiano, identificando possíveis estratégias para resolver situações-problema e, considerando a crise econômica pela qual o nosso país está passando, foi trabalhado como tema principal, o cálculo feito para chegar ao valor final da conta de energia, explicar como e por que as novas taxas (bandeiras verde, amarela e vermelha) são cobradas na conta e para onde vão os impostos que pagamos na conta de energia, além de ensinar como calcular o valor aproximado da próxima conta, tornando mais significativa e presente a matemática no dia a dia. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em Matemática Financeira, não sabendo relacioná-la com situações do seu cotidiano, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de proporcionar uma nova visão da matemática, possibilitando o uso de estratégias com temas que despertaram o interesse no aluno e novas possibilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.