O LIVRO PARADIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO BRASIL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11758 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 632 "titulo" => "O LIVRO PARADIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO BRASIL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA" "resumo" => "Na década de 80 o Brasil viveu um período de revolução muito grande no campo educacional a partir das discussões sobre o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, e das reflexões que o país vivia sobre o ensino de Matemática em consequencia ao nascimento recente do MMM (Movimento da Matemática Moderna). A partir desse enfoque, surgiu a necessidade de implementar ao livro didático aspectos lúdicos e ilustrativos com intuito de proporcionar prazer e motivação nos estudantes brasileiros, nascia assim o livro paradidático de Matemática que ao mesmo tempo que transmitia conhecimento e informação paralela as matérias do currículo regular, levava consigo o entretenimento com intuito pedagógico. As primeiras produções nesta perspectiva na área de Matemática se deram pelas obras de Monteiro Lobato e Malba Tahan, que além de estimular a leitura e a escrita dos alunos estabeleciam nexos para construir o conceito matemático embasados na interpretação e na reflexão de problemas propostos pelo texto literário. Desta forma, objetivamos fazer este resgate histórico das principais obras paradidáticas brasileiras e investigar até que ponto as mesmas propiciam uma aprendizagem significativa de Matemática bem como estudar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática disposta neste modelo de metodologia de ensino no qual condiciona os alunos a qualificação significativa nas habilidades tanto no plano cognitivo quanto no afetivo. Nesta pesquisa bibliográfica/ documental, percebemos o potencial do livro paradidático de Matemática enquanto sujeito emulsificante da interdisciplinaridade por meio dos estudos feitos e do contato com o processo sócio-histórico da Educação Matemática no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, RESGATE HISTÓRICO, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID632_01072015003941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11758 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 632 "titulo" => "O LIVRO PARADIDÁTICO DE MATEMÁTICA NO BRASIL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA" "resumo" => "Na década de 80 o Brasil viveu um período de revolução muito grande no campo educacional a partir das discussões sobre o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, e das reflexões que o país vivia sobre o ensino de Matemática em consequencia ao nascimento recente do MMM (Movimento da Matemática Moderna). A partir desse enfoque, surgiu a necessidade de implementar ao livro didático aspectos lúdicos e ilustrativos com intuito de proporcionar prazer e motivação nos estudantes brasileiros, nascia assim o livro paradidático de Matemática que ao mesmo tempo que transmitia conhecimento e informação paralela as matérias do currículo regular, levava consigo o entretenimento com intuito pedagógico. As primeiras produções nesta perspectiva na área de Matemática se deram pelas obras de Monteiro Lobato e Malba Tahan, que além de estimular a leitura e a escrita dos alunos estabeleciam nexos para construir o conceito matemático embasados na interpretação e na reflexão de problemas propostos pelo texto literário. Desta forma, objetivamos fazer este resgate histórico das principais obras paradidáticas brasileiras e investigar até que ponto as mesmas propiciam uma aprendizagem significativa de Matemática bem como estudar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática disposta neste modelo de metodologia de ensino no qual condiciona os alunos a qualificação significativa nas habilidades tanto no plano cognitivo quanto no afetivo. Nesta pesquisa bibliográfica/ documental, percebemos o potencial do livro paradidático de Matemática enquanto sujeito emulsificante da interdisciplinaridade por meio dos estudos feitos e do contato com o processo sócio-histórico da Educação Matemática no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, RESGATE HISTÓRICO, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID632_01072015003941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }