Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A INTRODUÇÃO LÓGICA NA LINGUAGEM MATEMÁTICA DO QUARTO ANO DAS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA LÓGICA, BLOCOS LÓGICOS Pôster (PO) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1172
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 518
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A INTRODUÇÃO LÓGICA NA LINGUAGEM MATEMÁTICA DO QUARTO ANO DAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "Este pôster apresenta nossa pesquisa sobre o uso do material Blocos Lógicos. Classificamo-la como pesquisa qualitativa, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne, no bairro Pedregal da cidade de Campina Grande, Paraíba, com 12 alunos do quarto ano das séries iniciais do Programa Mais Educação. Foram aplicadas duas atividades, sendo a primeira exploração do material. A segunda teve como objetivo trabalhar os Blocos Lógicos em grupos com relação aos cognitivos e seus atributos, como também diferenciar e identificar cada um deles. Segundo os resultados, afirmamos que os alunos, por serem de escola municipal de área pobre e carente, desenvolveram muito bem o trabalho. Mostraram-nos suas descobertas com relação à identificação dos atributos dos Blocos Lógicos enquanto forma, tamanho, cor e espessura, tão bem quanto se sentiram felizes em colaborar com a pesquisa. Concluímos na esperança de que o uso dos Blocos Lógicos nas séries iniciais esteja cada vez mais inserido no contexto escolar, pois como vimos, o mesmo pode ser uma rica ferramenta para o professor em suas aulas de Matemática. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental II, proporcionando melhor ensino e desenvolvimento escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA LÓGICA, BLOCOS LÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CARLINHA"
    "autor_email" => "carlinhaaraujo_@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1172
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 518
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A INTRODUÇÃO LÓGICA NA LINGUAGEM MATEMÁTICA DO QUARTO ANO DAS SÉRIES INICIAIS"
    "resumo" => "Este pôster apresenta nossa pesquisa sobre o uso do material Blocos Lógicos. Classificamo-la como pesquisa qualitativa, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne, no bairro Pedregal da cidade de Campina Grande, Paraíba, com 12 alunos do quarto ano das séries iniciais do Programa Mais Educação. Foram aplicadas duas atividades, sendo a primeira exploração do material. A segunda teve como objetivo trabalhar os Blocos Lógicos em grupos com relação aos cognitivos e seus atributos, como também diferenciar e identificar cada um deles. Segundo os resultados, afirmamos que os alunos, por serem de escola municipal de área pobre e carente, desenvolveram muito bem o trabalho. Mostraram-nos suas descobertas com relação à identificação dos atributos dos Blocos Lógicos enquanto forma, tamanho, cor e espessura, tão bem quanto se sentiram felizes em colaborar com a pesquisa. Concluímos na esperança de que o uso dos Blocos Lógicos nas séries iniciais esteja cada vez mais inserido no contexto escolar, pois como vimos, o mesmo pode ser uma rica ferramenta para o professor em suas aulas de Matemática. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental II, proporcionando melhor ensino e desenvolvimento escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO DA LÓGICA, BLOCOS LÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "CARLINHA"
    "autor_email" => "carlinhaaraujo_@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Este pôster apresenta nossa pesquisa sobre o uso do material Blocos Lógicos. Classificamo-la como pesquisa qualitativa, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel da Costa Cirne, no bairro Pedregal da cidade de Campina Grande, Paraíba, com 12 alunos do quarto ano das séries iniciais do Programa Mais Educação. Foram aplicadas duas atividades, sendo a primeira exploração do material. A segunda teve como objetivo trabalhar os Blocos Lógicos em grupos com relação aos cognitivos e seus atributos, como também diferenciar e identificar cada um deles. Segundo os resultados, afirmamos que os alunos, por serem de escola municipal de área pobre e carente, desenvolveram muito bem o trabalho. Mostraram-nos suas descobertas com relação à identificação dos atributos dos Blocos Lógicos enquanto forma, tamanho, cor e espessura, tão bem quanto se sentiram felizes em colaborar com a pesquisa. Concluímos na esperança de que o uso dos Blocos Lógicos nas séries iniciais esteja cada vez mais inserido no contexto escolar, pois como vimos, o mesmo pode ser uma rica ferramenta para o professor em suas aulas de Matemática. Os Blocos Lógicos podem ser também inseridos, e aconselhamos que sejam, em conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental II, proporcionando melhor ensino e desenvolvimento escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.