Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

APRENDENDO MATEMÁTICA COM O AUXLIO DO GEOGEBRA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, GEOGEBRA Pôster (PO) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1235
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 621
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA COM O AUXLIO DO GEOGEBRA"
    "resumo" => "O presente resumo descreve as atividades referentes ao projeto Aprendendo Matemática Com o Auxilio do Geogebra, onde foi usado como uma proposta inovadora para o ensino de matemática nos nonos anos do ensino fundamental da Escola Municipal Barros Paes, Craíbas – AL e 1º anos do ensino médio na Escola Estadual Santos Ferraz, Taquarana – AL, com o intuito de apresentar os conteúdos referentes a essas séries de forma prática.Contudo esse projeto foi fruto do trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos Integradores, no 4º período de Licenciatura em Matemática da UFAL, sob orientação do Prof. Msc. José Fabio Bóia do Porto.  O ensino de matemática por ser ainda muito tradicional, torna-se ao longo das séries muito abstrato, além disso, muitos alunos chegam às próximas séries com certo déficit de conhecimento prévio referente às séries anteriores, o projeto teve como finalidade buscar meios para transmitir o conhecimento matemático de forma prática e para consolidar o conhecimento já obtido nas séries anteriores, uma vez que todos os conteúdos abordados na aplicação do projeto forem trabalhados em sala pelo professor. Para tanto utilizamos o software matemático Geogebra. Optamos pela utilização deste software pelo fácil acesso e linguagem, e principalmente por ser gratuito (freeware). Também vale destacar que o geogebra possui todas as ferramentas de um software dinâmico, facilitando tanto sua representação algébrica quanto geométrica. É importante destacar que cada escola possui um laboratório em plenas condições de uso, onde serviu de base para a utilização do software mudando o ambiente tradicional na qual os alunos estavam acostumados. Para a aplicação foi feito através de questionários, que os alunos responderam uma análise da realidade na qual os alunos se apresentavam, para que dessa forma a aplicação do projeto fosse eficaz e que assim teve uma proposta de acordo com a realidade dos alunos de cada escola. Com os alunos dos nono anos foram trabalhado por meio do geogebra os conteúdos relacionados à Geometria, Equações e Sistemas, Funções entre outros. Com os alunos do 1º anos da foram abordados Função Afim e Quadrática. Durante toda a aplicação podemos perceber que com o passar das aulas os alunos foram se adaptando ao software e assim conseguindo resolver e entender as situações-problemas que eram apresentadas.Concluímos que o projeto de fato atingiu seus principais objetivos, mudando o ambiente de aprendizado transformando-o em uma atividade dinâmica e inovadora, usando a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, tornando a aula inclusiva e principalmente no processo de transmissão dos conteúdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTONIO SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SR. ANTONIO"
    "autor_email" => "jass1918@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1235
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 621
    "titulo" => "APRENDENDO MATEMÁTICA COM O AUXLIO DO GEOGEBRA"
    "resumo" => "O presente resumo descreve as atividades referentes ao projeto Aprendendo Matemática Com o Auxilio do Geogebra, onde foi usado como uma proposta inovadora para o ensino de matemática nos nonos anos do ensino fundamental da Escola Municipal Barros Paes, Craíbas – AL e 1º anos do ensino médio na Escola Estadual Santos Ferraz, Taquarana – AL, com o intuito de apresentar os conteúdos referentes a essas séries de forma prática.Contudo esse projeto foi fruto do trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos Integradores, no 4º período de Licenciatura em Matemática da UFAL, sob orientação do Prof. Msc. José Fabio Bóia do Porto.  O ensino de matemática por ser ainda muito tradicional, torna-se ao longo das séries muito abstrato, além disso, muitos alunos chegam às próximas séries com certo déficit de conhecimento prévio referente às séries anteriores, o projeto teve como finalidade buscar meios para transmitir o conhecimento matemático de forma prática e para consolidar o conhecimento já obtido nas séries anteriores, uma vez que todos os conteúdos abordados na aplicação do projeto forem trabalhados em sala pelo professor. Para tanto utilizamos o software matemático Geogebra. Optamos pela utilização deste software pelo fácil acesso e linguagem, e principalmente por ser gratuito (freeware). Também vale destacar que o geogebra possui todas as ferramentas de um software dinâmico, facilitando tanto sua representação algébrica quanto geométrica. É importante destacar que cada escola possui um laboratório em plenas condições de uso, onde serviu de base para a utilização do software mudando o ambiente tradicional na qual os alunos estavam acostumados. Para a aplicação foi feito através de questionários, que os alunos responderam uma análise da realidade na qual os alunos se apresentavam, para que dessa forma a aplicação do projeto fosse eficaz e que assim teve uma proposta de acordo com a realidade dos alunos de cada escola. Com os alunos dos nono anos foram trabalhado por meio do geogebra os conteúdos relacionados à Geometria, Equações e Sistemas, Funções entre outros. Com os alunos do 1º anos da foram abordados Função Afim e Quadrática. Durante toda a aplicação podemos perceber que com o passar das aulas os alunos foram se adaptando ao software e assim conseguindo resolver e entender as situações-problemas que eram apresentadas.Concluímos que o projeto de fato atingiu seus principais objetivos, mudando o ambiente de aprendizado transformando-o em uma atividade dinâmica e inovadora, usando a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, tornando a aula inclusiva e principalmente no processo de transmissão dos conteúdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTONIO SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SR. ANTONIO"
    "autor_email" => "jass1918@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O presente resumo descreve as atividades referentes ao projeto Aprendendo Matemática Com o Auxilio do Geogebra, onde foi usado como uma proposta inovadora para o ensino de matemática nos nonos anos do ensino fundamental da Escola Municipal Barros Paes, Craíbas – AL e 1º anos do ensino médio na Escola Estadual Santos Ferraz, Taquarana – AL, com o intuito de apresentar os conteúdos referentes a essas séries de forma prática.Contudo esse projeto foi fruto do trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos Integradores, no 4º período de Licenciatura em Matemática da UFAL, sob orientação do Prof. Msc. José Fabio Bóia do Porto. O ensino de matemática por ser ainda muito tradicional, torna-se ao longo das séries muito abstrato, além disso, muitos alunos chegam às próximas séries com certo déficit de conhecimento prévio referente às séries anteriores, o projeto teve como finalidade buscar meios para transmitir o conhecimento matemático de forma prática e para consolidar o conhecimento já obtido nas séries anteriores, uma vez que todos os conteúdos abordados na aplicação do projeto forem trabalhados em sala pelo professor. Para tanto utilizamos o software matemático Geogebra. Optamos pela utilização deste software pelo fácil acesso e linguagem, e principalmente por ser gratuito (freeware). Também vale destacar que o geogebra possui todas as ferramentas de um software dinâmico, facilitando tanto sua representação algébrica quanto geométrica. É importante destacar que cada escola possui um laboratório em plenas condições de uso, onde serviu de base para a utilização do software mudando o ambiente tradicional na qual os alunos estavam acostumados. Para a aplicação foi feito através de questionários, que os alunos responderam uma análise da realidade na qual os alunos se apresentavam, para que dessa forma a aplicação do projeto fosse eficaz e que assim teve uma proposta de acordo com a realidade dos alunos de cada escola. Com os alunos dos nono anos foram trabalhado por meio do geogebra os conteúdos relacionados à Geometria, Equações e Sistemas, Funções entre outros. Com os alunos do 1º anos da foram abordados Função Afim e Quadrática. Durante toda a aplicação podemos perceber que com o passar das aulas os alunos foram se adaptando ao software e assim conseguindo resolver e entender as situações-problemas que eram apresentadas.Concluímos que o projeto de fato atingiu seus principais objetivos, mudando o ambiente de aprendizado transformando-o em uma atividade dinâmica e inovadora, usando a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, tornando a aula inclusiva e principalmente no processo de transmissão dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.