O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1244 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 306 "titulo" => "O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Diversos fatores como a metodologia de ensino do professor, a falta de relação do que é ensinado com o cotidiano, entre outros aspectos, fazem com que os alunos acabem criando certa resistência em aprender Matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática afirma que a aprendizagem desta disciplina está ligada à compreensão e que o significado desta resulta da conexão que o aluno faz com as demais disciplinas e com o seu cotidiano. Em muitos casos, os professores não fazem uma ponte entre o teórico e a realidade dos alunos, fazendo com que eles não percebam essa relação, representando uma contradição entre o que diz os PCN, e o que acontece na maioria das salas de aula. Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho é verificar se os professores de matemática usufruem do recurso à tecnologia para tornar suas aulas mais atraentes e assim gerarem uma motivação nos alunos para aprenderem. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com alunos de três turmas do ensino médio de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada no município de Araruna-PB, visando verificar se os alunos gostam da Matemática, se os professores usam a tecnologia para trabalhar os conteúdos, entre outras questões. Dos 66 (sessenta e seis) alunos que participou do estudo, a maioria deles afirmou não gostar da matemática, colocando como defesa o fato de que existem muitos cálculos e que a disciplina é muito complicada de se aprender. Quanto ao fato de saber se os professores de matemática usam ou já usaram algum meio tecnológico durante suas aulas, 100% dos alunos respondeu que não. Ao serem questionados se gostariam que os professores fizessem uso dessas ferramentas, 79% disseram que sim. A partir dos dados, podemos afirmar que, apesar dos avanços da tecnologia, o uso destas na sala de aula ainda é escasso. Diversos softwars poderiam ser utilizados na sala de aula para facilitar a aprendizagem, cabendo aos educadores fazer uso das ferramentas disponíveis na internet, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ERLANDRO" "autor_email" => "krloserlandro@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1244 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 306 "titulo" => "O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Diversos fatores como a metodologia de ensino do professor, a falta de relação do que é ensinado com o cotidiano, entre outros aspectos, fazem com que os alunos acabem criando certa resistência em aprender Matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática afirma que a aprendizagem desta disciplina está ligada à compreensão e que o significado desta resulta da conexão que o aluno faz com as demais disciplinas e com o seu cotidiano. Em muitos casos, os professores não fazem uma ponte entre o teórico e a realidade dos alunos, fazendo com que eles não percebam essa relação, representando uma contradição entre o que diz os PCN, e o que acontece na maioria das salas de aula. Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho é verificar se os professores de matemática usufruem do recurso à tecnologia para tornar suas aulas mais atraentes e assim gerarem uma motivação nos alunos para aprenderem. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com alunos de três turmas do ensino médio de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada no município de Araruna-PB, visando verificar se os alunos gostam da Matemática, se os professores usam a tecnologia para trabalhar os conteúdos, entre outras questões. Dos 66 (sessenta e seis) alunos que participou do estudo, a maioria deles afirmou não gostar da matemática, colocando como defesa o fato de que existem muitos cálculos e que a disciplina é muito complicada de se aprender. Quanto ao fato de saber se os professores de matemática usam ou já usaram algum meio tecnológico durante suas aulas, 100% dos alunos respondeu que não. Ao serem questionados se gostariam que os professores fizessem uso dessas ferramentas, 79% disseram que sim. A partir dos dados, podemos afirmar que, apesar dos avanços da tecnologia, o uso destas na sala de aula ainda é escasso. Diversos softwars poderiam ser utilizados na sala de aula para facilitar a aprendizagem, cabendo aos educadores fazer uso das ferramentas disponíveis na internet, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_306.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ERLANDRO" "autor_email" => "krloserlandro@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }