Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pôster (PO) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1244
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 306
    "titulo" => "O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Diversos fatores como a metodologia de ensino do professor, a falta de relação do que é ensinado com o cotidiano, entre outros aspectos, fazem com que os alunos acabem criando certa resistência em aprender Matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática afirma que a aprendizagem desta disciplina está ligada à compreensão e que o significado desta resulta da conexão que o aluno faz com as demais disciplinas e com o seu cotidiano. Em muitos casos, os professores não fazem uma ponte entre o teórico e a realidade dos alunos, fazendo com que eles não percebam essa relação, representando uma contradição entre o que diz os PCN, e o que acontece na maioria das salas de aula. Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho é verificar se os professores de matemática usufruem do recurso à tecnologia para tornar suas aulas mais atraentes e assim gerarem uma motivação nos alunos para aprenderem. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com alunos de três turmas do ensino médio de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada no município de Araruna-PB, visando verificar se os alunos gostam da Matemática, se os professores usam a tecnologia para trabalhar os conteúdos, entre outras questões. Dos 66 (sessenta e seis) alunos que participou do estudo, a maioria deles afirmou não gostar da matemática, colocando como defesa o fato de que existem muitos cálculos e que a disciplina é muito complicada de se aprender. Quanto ao fato de saber se os professores de matemática usam ou já usaram algum meio tecnológico durante suas aulas, 100% dos alunos respondeu que não. Ao serem questionados se gostariam que os professores fizessem uso dessas ferramentas, 79% disseram que sim. A partir dos dados, podemos afirmar que, apesar dos avanços da tecnologia, o uso destas na sala de aula ainda é escasso. Diversos softwars poderiam ser utilizados na sala de aula para facilitar a aprendizagem, cabendo aos educadores fazer uso das ferramentas disponíveis na internet, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_306.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ERLANDRO"
    "autor_email" => "krloserlandro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1244
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 306
    "titulo" => "O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Diversos fatores como a metodologia de ensino do professor, a falta de relação do que é ensinado com o cotidiano, entre outros aspectos, fazem com que os alunos acabem criando certa resistência em aprender Matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática afirma que a aprendizagem desta disciplina está ligada à compreensão e que o significado desta resulta da conexão que o aluno faz com as demais disciplinas e com o seu cotidiano. Em muitos casos, os professores não fazem uma ponte entre o teórico e a realidade dos alunos, fazendo com que eles não percebam essa relação, representando uma contradição entre o que diz os PCN, e o que acontece na maioria das salas de aula. Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho é verificar se os professores de matemática usufruem do recurso à tecnologia para tornar suas aulas mais atraentes e assim gerarem uma motivação nos alunos para aprenderem. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com alunos de três turmas do ensino médio de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada no município de Araruna-PB, visando verificar se os alunos gostam da Matemática, se os professores usam a tecnologia para trabalhar os conteúdos, entre outras questões. Dos 66 (sessenta e seis) alunos que participou do estudo, a maioria deles afirmou não gostar da matemática, colocando como defesa o fato de que existem muitos cálculos e que a disciplina é muito complicada de se aprender. Quanto ao fato de saber se os professores de matemática usam ou já usaram algum meio tecnológico durante suas aulas, 100% dos alunos respondeu que não. Ao serem questionados se gostariam que os professores fizessem uso dessas ferramentas, 79% disseram que sim. A partir dos dados, podemos afirmar que, apesar dos avanços da tecnologia, o uso destas na sala de aula ainda é escasso. Diversos softwars poderiam ser utilizados na sala de aula para facilitar a aprendizagem, cabendo aos educadores fazer uso das ferramentas disponíveis na internet, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e eficaz."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_306.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERLANDRO CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ERLANDRO"
    "autor_email" => "krloserlandro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Diversos fatores como a metodologia de ensino do professor, a falta de relação do que é ensinado com o cotidiano, entre outros aspectos, fazem com que os alunos acabem criando certa resistência em aprender Matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática afirma que a aprendizagem desta disciplina está ligada à compreensão e que o significado desta resulta da conexão que o aluno faz com as demais disciplinas e com o seu cotidiano. Em muitos casos, os professores não fazem uma ponte entre o teórico e a realidade dos alunos, fazendo com que eles não percebam essa relação, representando uma contradição entre o que diz os PCN, e o que acontece na maioria das salas de aula. Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho é verificar se os professores de matemática usufruem do recurso à tecnologia para tornar suas aulas mais atraentes e assim gerarem uma motivação nos alunos para aprenderem. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com alunos de três turmas do ensino médio de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada no município de Araruna-PB, visando verificar se os alunos gostam da Matemática, se os professores usam a tecnologia para trabalhar os conteúdos, entre outras questões. Dos 66 (sessenta e seis) alunos que participou do estudo, a maioria deles afirmou não gostar da matemática, colocando como defesa o fato de que existem muitos cálculos e que a disciplina é muito complicada de se aprender. Quanto ao fato de saber se os professores de matemática usam ou já usaram algum meio tecnológico durante suas aulas, 100% dos alunos respondeu que não. Ao serem questionados se gostariam que os professores fizessem uso dessas ferramentas, 79% disseram que sim. A partir dos dados, podemos afirmar que, apesar dos avanços da tecnologia, o uso destas na sala de aula ainda é escasso. Diversos softwars poderiam ser utilizados na sala de aula para facilitar a aprendizagem, cabendo aos educadores fazer uso das ferramentas disponíveis na internet, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.