UMA AVALIAÇÃO ESCOLAR EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1217 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 258 "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO ESCOLAR EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A avaliação vem se tornando, atualmente, um elemento essencial de grande importância ao processo educativo. Sua importância foi aumentando gradativamente ao longo do século, passando a incorporar cada vez mais novos conceitos. Apesar de esses conceitos estarem ligados direta ou indiretamente ao processo ensino-aprendizagem, a avaliação ainda exerce, muitas vezes, um papel de seleção e de classificação. Diante disso, a principal motivação para a elaboração deste estudo é a de considerar o papel da avaliação, na sala de aula de matemática, como um instrumento capaz de auxiliar e de apoiar a aprendizagem do aluno de tal modo que ele possa aprender o conteúdo matemático de forma mais eficaz. Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2003) destacam a importância de se formar cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade em que vivem, para que dessa forma se tornem capazes de construir a sua própria aprendizagem fora da sala de aula e, assim, acompanhar o desenvolvimento tecnológico que vem ganhando destaque nos últimos anos em meio a nossa sociedade. Assim, os objetivos deste trabalho são apresentar uma visão da prática de avaliação na sala de aula de Matemática do ponto de vista dos docentes do ensino médio, e compreender como estes professores trabalham a avaliação. Para essa investigação, foi adotado o tipo de pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos entrevistas semi-estruturadas, gravadas com professores de escolas públicas do cariri paraibano, vistos como sujeitos da pesquisa. Após a análise dos dados, ficou constatado que os professores ainda consideram o exercício avaliativo individual como principal instrumento de avaliação, incentivando a repetição e memorização do resultado concreto e desprestigiando a interpretação de situações-problemas. Neste sentido, percebeu-se na pesquisa que a aprendizagem fica condicionada apenas à exigência de provas e não a outros instrumentos. Apoiados na Educação Matemática, pudemos constatar também que a avaliação do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula de matemática é configurada como apenas mais um meio de exclusão e classificação dos alunos na escola. Além disso, a avaliação deveria ser adotada como instrumento para mapear de forma ampla a aprendizagem dos discentes, ao invés de reprovar, pois é preciso procurar uma maneira de ajudar os discentes a tentarem superar as suas dificuldades em relação à aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO,, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISA NUNES DE MELO" "autor_nome_curto" => "GEISA NUNES" "autor_email" => "geisanm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1217 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 258 "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO ESCOLAR EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "A avaliação vem se tornando, atualmente, um elemento essencial de grande importância ao processo educativo. Sua importância foi aumentando gradativamente ao longo do século, passando a incorporar cada vez mais novos conceitos. Apesar de esses conceitos estarem ligados direta ou indiretamente ao processo ensino-aprendizagem, a avaliação ainda exerce, muitas vezes, um papel de seleção e de classificação. Diante disso, a principal motivação para a elaboração deste estudo é a de considerar o papel da avaliação, na sala de aula de matemática, como um instrumento capaz de auxiliar e de apoiar a aprendizagem do aluno de tal modo que ele possa aprender o conteúdo matemático de forma mais eficaz. Neste contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2003) destacam a importância de se formar cidadãos críticos, criativos e participativos na sociedade em que vivem, para que dessa forma se tornem capazes de construir a sua própria aprendizagem fora da sala de aula e, assim, acompanhar o desenvolvimento tecnológico que vem ganhando destaque nos últimos anos em meio a nossa sociedade. Assim, os objetivos deste trabalho são apresentar uma visão da prática de avaliação na sala de aula de Matemática do ponto de vista dos docentes do ensino médio, e compreender como estes professores trabalham a avaliação. Para essa investigação, foi adotado o tipo de pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos entrevistas semi-estruturadas, gravadas com professores de escolas públicas do cariri paraibano, vistos como sujeitos da pesquisa. Após a análise dos dados, ficou constatado que os professores ainda consideram o exercício avaliativo individual como principal instrumento de avaliação, incentivando a repetição e memorização do resultado concreto e desprestigiando a interpretação de situações-problemas. Neste sentido, percebeu-se na pesquisa que a aprendizagem fica condicionada apenas à exigência de provas e não a outros instrumentos. Apoiados na Educação Matemática, pudemos constatar também que a avaliação do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula de matemática é configurada como apenas mais um meio de exclusão e classificação dos alunos na escola. Além disso, a avaliação deveria ser adotada como instrumento para mapear de forma ampla a aprendizagem dos discentes, ao invés de reprovar, pois é preciso procurar uma maneira de ajudar os discentes a tentarem superar as suas dificuldades em relação à aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "07 - Avaliação em Educação Matemática (AEM)" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO,, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_258.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISA NUNES DE MELO" "autor_nome_curto" => "GEISA NUNES" "autor_email" => "geisanm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }