Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO UM INSTRUMENTO DINAMIZADOR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: JOGOS DIGITAIS, LÚDICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pôster (PO) 06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)
"2012-11-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1362
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 550
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO UM INSTRUMENTO DINAMIZADOR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Acredita-se na atividade lúdica como uma forma de ensino mais proveitosa. De acordo comVYGOTSKY (1989), “os jogos propiciam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e daconcentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente emuma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento”. Este trabalho apresenta aatuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola EstadualPadre Dehon, no município de Mossoró-RN, no ano de 2011, com o ensino fundamental séries finais.A metodologia abordada pelo projeto visa a utilização de jogos digitais educacionais para o ensino deconteúdos matemáticos. Além disso, um dos pontos principais do programa é incluir alunos dalicenciatura em Matemática da UFERSA no ambiente escolar a fim de que possam acompanhar deperto o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver suas capacidades como profissionais deeducação. Os jogos educacionais são uma alternativa de ensino e aprendizagem e ganhampopularidade nas escolas. Sua utilização deve ser adequada pelos professores como um valiosoincentivador para a aprendizagem, estimulando as relações cognitivas como o desenvolvimento dainteligência e das relações afetivas. Portanto, jogos educativos digitais usados em sala de aula podemauxiliar na aprendizagem.A execução do projeto de jogos digitais na escola se deu através de uma série de etapas. Inicialmentefoi feito um diagnóstico sobre a situação da escola através do mapeamento do perfil dos alunos,diagnóstico dos professores e da gestão escolar. Um dos fatores que motivaram a escolha da escola foio baixo desempenho da escola em relação ao Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro(IDEB). Em seguida começaram as observações e registros de aulas, por parte dos licenciandos, com oobjetivo analisar a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula e preparar os licenciandospara o planejamento e escolha de conteúdos matemáticos a serem abordados nas aulas práticas com oauxílio dos jogos digitais. Através das aulas práticas podemos observar uma motivação por parte dosalunos em meio a utilização de jogos digitais como ferramenta para o aprendizado de conteúdos emsala de aula. Tal característica nos permitiu observar o que é relatado por (MOURA, 1996, p. 80),“A criança, colocada diante de situações lúdicas, aprende a est rutura lógica da brincadeira e,deste modo, aprende também a estruturar a matemática presente”.O planejamento e registro das aulas práticas permitiram aos licenciandos acompanharem de perto asdisparidades que ocorrem em meio à execução da aula prática, causando um melhoramento continuadona metodologia aplicada, associada ao uso dos jogos em sala de aula. Por parte dos alunos, foipercebida uma melhoria na percepção do conteúdo matemático, quando aliado a abordagem lúdica dojogo. Foi observada uma melhora no comportamento dos mesmos ao se prenderem ao desafio que ojogo impõe, e consequentemente um desempenho avaliativo positivo, aliado a uma melhorcompreensão dos conteúdos. Concluímos que projetos desta natureza desempenham um papelimportante no processo de ensino, visto que é no lúdico que as crianças procuram aprender mais. Doponto de vista do profissional de educação, a utilização de metodologias diferenciadas de ensinopermite a formação de profissionais com uma visão diferenciada, verdadeiros pesquisadores quesempre estão procurando se renovar garantindo uma melhoria continuada no processo de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIGITAIS, LÚDICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YOCHALLANY ALVES DE LIMA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "YOCHALLANY ALVES"
    "autor_email" => "yochallanyr.sid@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFERSA/RN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1362
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 550
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO UM INSTRUMENTO DINAMIZADOR DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Acredita-se na atividade lúdica como uma forma de ensino mais proveitosa. De acordo comVYGOTSKY (1989), “os jogos propiciam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e daconcentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente emuma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento”. Este trabalho apresenta aatuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola EstadualPadre Dehon, no município de Mossoró-RN, no ano de 2011, com o ensino fundamental séries finais.A metodologia abordada pelo projeto visa a utilização de jogos digitais educacionais para o ensino deconteúdos matemáticos. Além disso, um dos pontos principais do programa é incluir alunos dalicenciatura em Matemática da UFERSA no ambiente escolar a fim de que possam acompanhar deperto o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver suas capacidades como profissionais deeducação. Os jogos educacionais são uma alternativa de ensino e aprendizagem e ganhampopularidade nas escolas. Sua utilização deve ser adequada pelos professores como um valiosoincentivador para a aprendizagem, estimulando as relações cognitivas como o desenvolvimento dainteligência e das relações afetivas. Portanto, jogos educativos digitais usados em sala de aula podemauxiliar na aprendizagem.A execução do projeto de jogos digitais na escola se deu através de uma série de etapas. Inicialmentefoi feito um diagnóstico sobre a situação da escola através do mapeamento do perfil dos alunos,diagnóstico dos professores e da gestão escolar. Um dos fatores que motivaram a escolha da escola foio baixo desempenho da escola em relação ao Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro(IDEB). Em seguida começaram as observações e registros de aulas, por parte dos licenciandos, com oobjetivo analisar a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula e preparar os licenciandospara o planejamento e escolha de conteúdos matemáticos a serem abordados nas aulas práticas com oauxílio dos jogos digitais. Através das aulas práticas podemos observar uma motivação por parte dosalunos em meio a utilização de jogos digitais como ferramenta para o aprendizado de conteúdos emsala de aula. Tal característica nos permitiu observar o que é relatado por (MOURA, 1996, p. 80),“A criança, colocada diante de situações lúdicas, aprende a est rutura lógica da brincadeira e,deste modo, aprende também a estruturar a matemática presente”.O planejamento e registro das aulas práticas permitiram aos licenciandos acompanharem de perto asdisparidades que ocorrem em meio à execução da aula prática, causando um melhoramento continuadona metodologia aplicada, associada ao uso dos jogos em sala de aula. Por parte dos alunos, foipercebida uma melhoria na percepção do conteúdo matemático, quando aliado a abordagem lúdica dojogo. Foi observada uma melhora no comportamento dos mesmos ao se prenderem ao desafio que ojogo impõe, e consequentemente um desempenho avaliativo positivo, aliado a uma melhorcompreensão dos conteúdos. Concluímos que projetos desta natureza desempenham um papelimportante no processo de ensino, visto que é no lúdico que as crianças procuram aprender mais. Doponto de vista do profissional de educação, a utilização de metodologias diferenciadas de ensinopermite a formação de profissionais com uma visão diferenciada, verdadeiros pesquisadores quesempre estão procurando se renovar garantindo uma melhoria continuada no processo de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "06 - Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIGITAIS, LÚDICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_550.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YOCHALLANY ALVES DE LIMA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "YOCHALLANY ALVES"
    "autor_email" => "yochallanyr.sid@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFERSA/RN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Acredita-se na atividade lúdica como uma forma de ensino mais proveitosa. De acordo comVYGOTSKY (1989), “os jogos propiciam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e daconcentração. O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente emuma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento”. Este trabalho apresenta aatuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola EstadualPadre Dehon, no município de Mossoró-RN, no ano de 2011, com o ensino fundamental séries finais.A metodologia abordada pelo projeto visa a utilização de jogos digitais educacionais para o ensino deconteúdos matemáticos. Além disso, um dos pontos principais do programa é incluir alunos dalicenciatura em Matemática da UFERSA no ambiente escolar a fim de que possam acompanhar deperto o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver suas capacidades como profissionais deeducação. Os jogos educacionais são uma alternativa de ensino e aprendizagem e ganhampopularidade nas escolas. Sua utilização deve ser adequada pelos professores como um valiosoincentivador para a aprendizagem, estimulando as relações cognitivas como o desenvolvimento dainteligência e das relações afetivas. Portanto, jogos educativos digitais usados em sala de aula podemauxiliar na aprendizagem.A execução do projeto de jogos digitais na escola se deu através de uma série de etapas. Inicialmentefoi feito um diagnóstico sobre a situação da escola através do mapeamento do perfil dos alunos,diagnóstico dos professores e da gestão escolar. Um dos fatores que motivaram a escolha da escola foio baixo desempenho da escola em relação ao Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro(IDEB). Em seguida começaram as observações e registros de aulas, por parte dos licenciandos, com oobjetivo analisar a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula e preparar os licenciandospara o planejamento e escolha de conteúdos matemáticos a serem abordados nas aulas práticas com oauxílio dos jogos digitais. Através das aulas práticas podemos observar uma motivação por parte dosalunos em meio a utilização de jogos digitais como ferramenta para o aprendizado de conteúdos emsala de aula. Tal característica nos permitiu observar o que é relatado por (MOURA, 1996, p. 80),“A criança, colocada diante de situações lúdicas, aprende a est rutura lógica da brincadeira e,deste modo, aprende também a estruturar a matemática presente”.O planejamento e registro das aulas práticas permitiram aos licenciandos acompanharem de perto asdisparidades que ocorrem em meio à execução da aula prática, causando um melhoramento continuadona metodologia aplicada, associada ao uso dos jogos em sala de aula. Por parte dos alunos, foipercebida uma melhoria na percepção do conteúdo matemático, quando aliado a abordagem lúdica dojogo. Foi observada uma melhora no comportamento dos mesmos ao se prenderem ao desafio que ojogo impõe, e consequentemente um desempenho avaliativo positivo, aliado a uma melhorcompreensão dos conteúdos. Concluímos que projetos desta natureza desempenham um papelimportante no processo de ensino, visto que é no lúdico que as crianças procuram aprender mais. Doponto de vista do profissional de educação, a utilização de metodologias diferenciadas de ensinopermite a formação de profissionais com uma visão diferenciada, verdadeiros pesquisadores quesempre estão procurando se renovar garantindo uma melhoria continuada no processo de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.