DEBATENDO A VIOLÊNCIA E SUAS FORMAS A PARTIR DO DO ESPAÇO ESCOLAR E LUGAR DE VIVÊNCIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11624 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 1380 "titulo" => "DEBATENDO A VIOLÊNCIA E SUAS FORMAS A PARTIR DO DO ESPAÇO ESCOLAR E LUGAR DE VIVÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem como objetivo inserir os licenciando nas escolas públicas, visando agregar novas metodologias e recursos didáticos para diversificar as aulas de Geografia, objetivando que os alunos tenham um aprendizado significativo e que sejam sujeitos participantes e ativos na construção do seu conhecimento. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, participante do Projeto PIBID, localiza-se na Zona leste da Cidade de campina Grande-PB, no bairro do Santo Antônio. A turma em que vem sendo desenvolvido o projeto é de 3º ano do Ensino Médio, do turno da manhã. A temática escolhida para ser trabalhada em sala de aula foi à violência, um tema bastante importante para o meio social em que os alunos da respectiva Escola estão inseridos. Além disso, a escolha da temática está inserida dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola no ano de 2015, que se inclui a Violência. Adicionalmente, a partir da preocupação com a espacialidade dos fenômenos, elegeu-se a categoria lugar para ancorar a discussão da temática Violência, haja vista esta ser interdisciplinar e para que seja abordada na Geografia, necessário se faz sua espacialização. Metodologicamente se fez necessário a utilização de questionários, para entender a realidade dos alunos. Realizando aulas expositivas dialogadas envolvendo os alunos, e expondo o tema da melhor forma possível. A concluir, observou-se que os alunos tinham consciência sobre o tema, mas não com um olhar critico e aprofundado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, VIOLÊNCIA E LUGAR DE VIVÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1380_02072015095031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIBERATO EPITACIO DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIBERATO" "autor_email" => "liberatotacio20@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11624 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 1380 "titulo" => "DEBATENDO A VIOLÊNCIA E SUAS FORMAS A PARTIR DO DO ESPAÇO ESCOLAR E LUGAR DE VIVÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem como objetivo inserir os licenciando nas escolas públicas, visando agregar novas metodologias e recursos didáticos para diversificar as aulas de Geografia, objetivando que os alunos tenham um aprendizado significativo e que sejam sujeitos participantes e ativos na construção do seu conhecimento. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, participante do Projeto PIBID, localiza-se na Zona leste da Cidade de campina Grande-PB, no bairro do Santo Antônio. A turma em que vem sendo desenvolvido o projeto é de 3º ano do Ensino Médio, do turno da manhã. A temática escolhida para ser trabalhada em sala de aula foi à violência, um tema bastante importante para o meio social em que os alunos da respectiva Escola estão inseridos. Além disso, a escolha da temática está inserida dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola no ano de 2015, que se inclui a Violência. Adicionalmente, a partir da preocupação com a espacialidade dos fenômenos, elegeu-se a categoria lugar para ancorar a discussão da temática Violência, haja vista esta ser interdisciplinar e para que seja abordada na Geografia, necessário se faz sua espacialização. Metodologicamente se fez necessário a utilização de questionários, para entender a realidade dos alunos. Realizando aulas expositivas dialogadas envolvendo os alunos, e expondo o tema da melhor forma possível. A concluir, observou-se que os alunos tinham consciência sobre o tema, mas não com um olhar critico e aprofundado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, VIOLÊNCIA E LUGAR DE VIVÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1380_02072015095031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIBERATO EPITACIO DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIBERATO" "autor_email" => "liberatotacio20@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }