Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 266
DEBATENDO A VIOLÊNCIA E SUAS FORMAS A PARTIR DO DO ESPAÇO ESCOLAR E LUGAR DE VIVÊNCIA

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, VIOLÊNCIA E LUGAR DE VIVÊNCIA Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem como objetivo inserir os licenciando nas escolas públicas, visando agregar novas metodologias e recursos didáticos para diversificar as aulas de Geografia, objetivando que os alunos tenham um aprendizado significativo e que sejam sujeitos participantes e ativos na construção do seu conhecimento. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, participante do Projeto PIBID, localiza-se na Zona leste da Cidade de campina Grande-PB, no bairro do Santo Antônio. A turma em que vem sendo desenvolvido o projeto é de 3º ano do Ensino Médio, do turno da manhã. A temática escolhida para ser trabalhada em sala de aula foi à violência, um tema bastante importante para o meio social em que os alunos da respectiva Escola estão inseridos. Além disso, a escolha da temática está inserida dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola no ano de 2015, que se inclui a Violência. Adicionalmente, a partir da preocupação com a espacialidade dos fenômenos, elegeu-se a categoria lugar para ancorar a discussão da temática Violência, haja vista esta ser interdisciplinar e para que seja abordada na Geografia, necessário se faz sua espacialização. Metodologicamente se fez necessário a utilização de questionários, para entender a realidade dos alunos. Realizando aulas expositivas dialogadas envolvendo os alunos, e expondo o tema da melhor forma possível. A concluir, observou-se que os alunos tinham consciência sobre o tema, mas não com um olhar critico e aprofundado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.