AULA DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO: REALIDADE NO COTIDIANO DE DUAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11592 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 1488 "titulo" => "AULA DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO: REALIDADE NO COTIDIANO DE DUAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO" "resumo" => "A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na disciplina de Química em sala de aula e verificar as concepções dos alunos sobre a realização de experimentos no ensino de Química e sua influência no aprendizado perpassando algumas concepções que os alunos possuem a respeito do tema “Experimentação no Ensino de Química”, além de apresentar algumas dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação ao ensino desta disciplina, e a necessidade de desenvolver atividades experimentais como forma de melhorar o aprendizado. Sabe-se que atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas. Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da realidade de duas escolas públicas estaduais do ensino médio, por meio de levantamento e análise bibliográfica específica e por uma pesquisa quantitativa, em seguida foi possível conhecer a situação das escolas estudadas quanto à existência do laboratório de ciências e sobre a motivação dos alunos do referido tema. Em posse dos resultados, foi recomendado aos docentes, métodos para ajudá-los no desenvolvimento do ensino de Química citando, por exemplo, algumas literaturas que podem auxiliar nas experimentações como forma de melhorar o aprendizado sem destituí a teoria da prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1488_31072015233716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MICHELL SILVA ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "MICHELL ZACARIAS" "autor_email" => "francisco.michell@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11592 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 1488 "titulo" => "AULA DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO: REALIDADE NO COTIDIANO DE DUAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO" "resumo" => "A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na disciplina de Química em sala de aula e verificar as concepções dos alunos sobre a realização de experimentos no ensino de Química e sua influência no aprendizado perpassando algumas concepções que os alunos possuem a respeito do tema “Experimentação no Ensino de Química”, além de apresentar algumas dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação ao ensino desta disciplina, e a necessidade de desenvolver atividades experimentais como forma de melhorar o aprendizado. Sabe-se que atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas. Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da realidade de duas escolas públicas estaduais do ensino médio, por meio de levantamento e análise bibliográfica específica e por uma pesquisa quantitativa, em seguida foi possível conhecer a situação das escolas estudadas quanto à existência do laboratório de ciências e sobre a motivação dos alunos do referido tema. Em posse dos resultados, foi recomendado aos docentes, métodos para ajudá-los no desenvolvimento do ensino de Química citando, por exemplo, algumas literaturas que podem auxiliar nas experimentações como forma de melhorar o aprendizado sem destituí a teoria da prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1488_31072015233716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MICHELL SILVA ZACARIAS" "autor_nome_curto" => "MICHELL ZACARIAS" "autor_email" => "francisco.michell@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }