A monitoria de observação da prática docente em sala de aula é uma atividade significativa para professores em formação inicial, pois prepara o professor para a realidade com a qual ele irá se deparar. Diante desta ideia, nosso objetivo neste trabalho é refletir como as atividades de monitoria podem contribuir de forma efetiva para a formação inicial de bolsista do PIBID. Como suporte teórico foram utilizadas as contribuições de Pimenta e Lima (2004), Dias (2007) e Nunes (2007). As reflexões analisadas, postadas no blog reflexivo do subprojeto Letras-inglês, ocorreram a partir das observações de aulas ministradas por um supervisor do PIBID em uma turma de ensino médio em uma escola pública. Os resultados deste estudo revelam que a prática de monitoria pode ser positiva para os professores iniciantes uma vez que ela permite a esses sujeitos um contato antecipado com a sala de aula. Além disso, é importante salientar que essa experiência ajuda bastante na formação da docência do professor, em nosso caso, de língua inglesa, principalmente porque é através dela que este profissional irá construir suas bases iniciais para sua formação acadêmica.