A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11536 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 1309 "titulo" => "A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID" "resumo" => "A monitoria de observação da prática docente em sala de aula é uma atividade significativa para professores em formação inicial, pois prepara o professor para a realidade com a qual ele irá se deparar. Diante desta ideia, nosso objetivo neste trabalho é refletir como as atividades de monitoria podem contribuir de forma efetiva para a formação inicial de bolsista do PIBID. Como suporte teórico foram utilizadas as contribuições de Pimenta e Lima (2004), Dias (2007) e Nunes (2007). As reflexões analisadas, postadas no blog reflexivo do subprojeto Letras-inglês, ocorreram a partir das observações de aulas ministradas por um supervisor do PIBID em uma turma de ensino médio em uma escola pública. Os resultados deste estudo revelam que a prática de monitoria pode ser positiva para os professores iniciantes uma vez que ela permite a esses sujeitos um contato antecipado com a sala de aula. Além disso, é importante salientar que essa experiência ajuda bastante na formação da docência do professor, em nosso caso, de língua inglesa, principalmente porque é através dela que este profissional irá construir suas bases iniciais para sua formação acadêmica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PIBID, LÍNGUA INGLESA, PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA8_ID1309_24062015221600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VICTOR SILVA" "autor_email" => "sr.victorsa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11536 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 1309 "titulo" => "A PRÁTICA DE MONITORIA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE LÍNGUA INGLESA DO PIBID" "resumo" => "A monitoria de observação da prática docente em sala de aula é uma atividade significativa para professores em formação inicial, pois prepara o professor para a realidade com a qual ele irá se deparar. Diante desta ideia, nosso objetivo neste trabalho é refletir como as atividades de monitoria podem contribuir de forma efetiva para a formação inicial de bolsista do PIBID. Como suporte teórico foram utilizadas as contribuições de Pimenta e Lima (2004), Dias (2007) e Nunes (2007). As reflexões analisadas, postadas no blog reflexivo do subprojeto Letras-inglês, ocorreram a partir das observações de aulas ministradas por um supervisor do PIBID em uma turma de ensino médio em uma escola pública. Os resultados deste estudo revelam que a prática de monitoria pode ser positiva para os professores iniciantes uma vez que ela permite a esses sujeitos um contato antecipado com a sala de aula. Além disso, é importante salientar que essa experiência ajuda bastante na formação da docência do professor, em nosso caso, de língua inglesa, principalmente porque é através dela que este profissional irá construir suas bases iniciais para sua formação acadêmica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PIBID, LÍNGUA INGLESA, PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA8_ID1309_24062015221600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR SILVA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "VICTOR SILVA" "autor_email" => "sr.victorsa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }