Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LEITURA TUTORIAL: UM CAMINHO PARA A PROFICIÊNCIA LEITORA

Palavra-chaves: LEITURA, COMPREENSÃO, PROFESSOR, MEDIAÇÃO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11708
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 1499
    "titulo" => "LEITURA TUTORIAL: UM CAMINHO PARA A PROFICIÊNCIA LEITORA"
    "resumo" => "O presente artigo traz um estudo sobre a leitura/compreensão no 6º. ano do ensino fundamental II, objetivando sugerir uma proposta de trabalho pautada na leitura tutorial. Esse artigo apresenta, além conceitos básicos sobre leitura, uma breve proposta de intervenção com a finalidade de contribuir com uma metodologia de mediação de leitura que possa minimizar eventuais  problemas de leitura/compreensão na sala de aula. Para realizar esse estudo, observamos duas aulas de leitura, na 1ª.  série do ensino fundamental II,  com o objetivo de verificar as estratégias usadas pela professora de língua portuguesa e, a partir dessa observação,  propor um trabalho com a leitura tutorial. Acreditamos que métodos de mediação leitora são imprescindíveis para a formação de leitores proficientes e que só, através de um trabalho organizado em torno dessas estratégias de leitura, podemos formar leitores competentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LEITURA, COMPREENSÃO, PROFESSOR, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1499_31072015002752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA"
    "autor_email" => "valquiria.ss1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11708
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 411
    "inscrito_id" => 1499
    "titulo" => "LEITURA TUTORIAL: UM CAMINHO PARA A PROFICIÊNCIA LEITORA"
    "resumo" => "O presente artigo traz um estudo sobre a leitura/compreensão no 6º. ano do ensino fundamental II, objetivando sugerir uma proposta de trabalho pautada na leitura tutorial. Esse artigo apresenta, além conceitos básicos sobre leitura, uma breve proposta de intervenção com a finalidade de contribuir com uma metodologia de mediação de leitura que possa minimizar eventuais  problemas de leitura/compreensão na sala de aula. Para realizar esse estudo, observamos duas aulas de leitura, na 1ª.  série do ensino fundamental II,  com o objetivo de verificar as estratégias usadas pela professora de língua portuguesa e, a partir dessa observação,  propor um trabalho com a leitura tutorial. Acreditamos que métodos de mediação leitora são imprescindíveis para a formação de leitores proficientes e que só, através de um trabalho organizado em torno dessas estratégias de leitura, podemos formar leitores competentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LEITURA, COMPREENSÃO, PROFESSOR, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1499_31072015002752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA"
    "autor_email" => "valquiria.ss1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente artigo traz um estudo sobre a leitura/compreensão no 6º. ano do ensino fundamental II, objetivando sugerir uma proposta de trabalho pautada na leitura tutorial. Esse artigo apresenta, além conceitos básicos sobre leitura, uma breve proposta de intervenção com a finalidade de contribuir com uma metodologia de mediação de leitura que possa minimizar eventuais problemas de leitura/compreensão na sala de aula. Para realizar esse estudo, observamos duas aulas de leitura, na 1ª. série do ensino fundamental II, com o objetivo de verificar as estratégias usadas pela professora de língua portuguesa e, a partir dessa observação, propor um trabalho com a leitura tutorial. Acreditamos que métodos de mediação leitora são imprescindíveis para a formação de leitores proficientes e que só, através de um trabalho organizado em torno dessas estratégias de leitura, podemos formar leitores competentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.