O presente artigo pretende compartilhar da experiência vivenciada em sala de aula, que se deu através de uma intervenção aplicada no 2º Ano do Ensino Médio, no Centro Educacional José Augusto – CEJA, por duas graduandas de História Licenciatura que fazem parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que busca discutir a atuação e o desenvolvimento posto em sala de aula nesta experiência, como também se pretende pensar este trabalho desde os primeiros passos que nos levou a escolha do conteúdo, as nossas discussões ao programar qual seria a melhor forma de trabalhar o conteúdo, qual metodologia cabia nesta aula, como se deu desenvolvimento em sala de aula, se objetivos esperados foram alcançados, como também fazer uma análise da aula desenvolvida com base no que foi trabalhado com os alunos. Partiremos então, a partir do conteúdo “O cotidiano do Navio Negreiro”, que foi trabalhado através dos objetivos elencados, os quais eram discutir com eles a vinda dos negros africanos para a colônia brasileira e o processo em que passavam até chegar a destino final, problematizar o tratamento destinado a estes escravos, ainda dentro dos navios e analisar o cotidiano dentro dos navios. Como metodologia, utilizamos documentários que pudessem nos ajudar com o desenvolvimento da aula.