Os meios de comunicação sempre foram ferramentas necessárias para a convivência humana. Sabe-se que, desde a idade antiga, o ser humano buscava uma forma de comunicação verbal. Atualmente, as práticas comunicativas, entre pessoas, têm sido facilitadas graças à imensa Revolução técnico-científico-informacional, cujo avanço se materializa com o desenvolvimento da internet, de grande aceitação no mundo contemporâneo. Isso se dá devido ao fenômeno das redes sociais, as quais proporcionam a comunicação rápida, precisa e em tempo real, entre pessoas, em qualquer lugar do mundo. Tais práticas comunicativas trazem consigo consequências positivas e negativas. Convém afirmar que as redes sociais são artifícios importantes para a comunicação entre pessoas, como também para difusão das mais variadas informações, relevantes ou não, a depender de seus interlocutores. Desse modo, a sociedade tem sido cada vez mais democratizada, pois essas redes são um espaço aberto para discussões e opiniões. No entanto, a rede mundial de computadores pode trazer alguns problemas. O uso da gramática normativa, por exemplo, é praticamente abolido na comunicação virtual. O falante se apropria do seu modo de falar e transcreve isso para a escrita, ocasionando graves problemas na hora de fazer uma produção textual. Outra consequência nociva é a excessiva exposição da vida particular nas redes sociais, deixando o individuo a mercê dos mais diversos crimes. Portanto, pode-se afirmar que as redes sociais são resultado do avanço tecnológico, acarretando o aprimoramento das práticas comunicativas, pois promovem experiências e conhecimentos positivos, mas com algumas ressalvas. Partindo dessa afirmação, o presente trabalho se propõe a expor as atividades realizadas em sala de aula pelas bolsistas do subprojeto Letras: PIBID/Língua Portuguesa, Amanda Pereira Lopes e Milla Cristie Dantas da Silva, na Escola Estadual Obdúlia Dantas, na cidade de Catolé do Rocha, Paraíba, tendo como objetivo aprimorar a capacidade oral e escrita do educando, tento em vista a discussão do tema: A exposição excessiva da vida pessoal nas redes sociais. Com base nesta tematização, e visando à importância do ensino de língua portuguesa, foram trabalhados alguns itens de produção textual como: coesão e coerência, sinais de pontuação e concordância nominal. Além da abordagem gramatical, foi abordada a questão dos temas transversais, por tratarem de questões sociais e diversas possibilidades para o trabalho de língua em sala de aula. O foco das atividades, realizadas em sala de aula, consistiu na conscientização do aluno acerca da excessiva exposição da sua intimidade nas redes sociais, uma vez que esses conteúdos, usados de maneira inadequada, podem causar os mais diversos tipos de dano ao indivíduo. Assim, os nossos objetivos foram pautados no desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas aos processos de fala, escrita e leitura de textos, bem como o interesse pela pesquisa, estimulando uma reflexão crítica. Para a materialização do tema, utilizamos as tecnologias de informação e comunicação como: vídeos e imagens. Em sequência, foi traçado um percurso didático abordando a necessidade de se trabalhar, em sala de aula, conteúdos atuais relacionados a vivência do alunado.