Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de avaliação a partir da vivência de bolsistas do PIBIB/Educação Física, considerando a abordagem Crítico-Superadora e o desenvolvimento dos temas da Cultura Corporal. Considera-se que o processo de ensino aprendizagem da Educação Física envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações. Contudo, ainda é perceptível que as aulas em muitas escolas são mecânicas e burocráticas, onde focando nas avaliações percebe-se que os alunos geralmente são submetidos a aplicação de testes físicos e provas teóricas com o único objetivo de se obter notas. Os alunos devem participar criticamente da reinterpretação dos valores e procedimentos que sustentam a avaliação. É necessário que se observe o desenvolvimento em sala de aula, opiniões pessoais, críticas, tempo de aprendizagem, produção de atividades, considerando que a avaliação tem seus momentos formais e informais, onde o professor dedique o espaço para um esforço coletivo na ampliação da sistematização do conhecimento. O licenciando que ingressa no PIBID tem uma excelente oportunidade de estar atuando no campo de trabalho docente ainda como graduando, proporcionando uma rica experiência na docência e fortalecendo a decisão em sua área de atuação na Educação Física. Desta forma, ficou evidente que a intervenção realizada na Escola possibilitou uma nova visão desse processo, as aulas ministradas e atividades desenvolvidas mostraram que é possível transformar o cotidiano das aulas abrindo espaço para a troca de ideias, permitindo assim uma maior criticidade por parte desses alunos.