O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE INTERVENÇÕES DO PIBID
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11772 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE INTERVENÇÕES DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de avaliação a partir da vivência de bolsistas do PIBIB/Educação Física, considerando a abordagem Crítico-Superadora e o desenvolvimento dos temas da Cultura Corporal. Considera-se que o processo de ensino aprendizagem da Educação Física envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações. Contudo, ainda é perceptível que as aulas em muitas escolas são mecânicas e burocráticas, onde focando nas avaliações percebe-se que os alunos geralmente são submetidos a aplicação de testes físicos e provas teóricas com o único objetivo de se obter notas. Os alunos devem participar criticamente da reinterpretação dos valores e procedimentos que sustentam a avaliação. É necessário que se observe o desenvolvimento em sala de aula, opiniões pessoais, críticas, tempo de aprendizagem, produção de atividades, considerando que a avaliação tem seus momentos formais e informais, onde o professor dedique o espaço para um esforço coletivo na ampliação da sistematização do conhecimento. O licenciando que ingressa no PIBID tem uma excelente oportunidade de estar atuando no campo de trabalho docente ainda como graduando, proporcionando uma rica experiência na docência e fortalecendo a decisão em sua área de atuação na Educação Física. Desta forma, ficou evidente que a intervenção realizada na Escola possibilitou uma nova visão desse processo, as aulas ministradas e atividades desenvolvidas mostraram que é possível transformar o cotidiano das aulas abrindo espaço para a troca de ideias, permitindo assim uma maior criticidade por parte desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA2_ID515_29072015150624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA PESSOA DE AZEVEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "LENILDA AZEVEDO" "autor_email" => "lenildapad@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11772 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 515 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE INTERVENÇÕES DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de discutir o processo de avaliação a partir da vivência de bolsistas do PIBIB/Educação Física, considerando a abordagem Crítico-Superadora e o desenvolvimento dos temas da Cultura Corporal. Considera-se que o processo de ensino aprendizagem da Educação Física envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes, levando-se em conta as condutas sociais dos alunos nas suas mais diversas manifestações. Contudo, ainda é perceptível que as aulas em muitas escolas são mecânicas e burocráticas, onde focando nas avaliações percebe-se que os alunos geralmente são submetidos a aplicação de testes físicos e provas teóricas com o único objetivo de se obter notas. Os alunos devem participar criticamente da reinterpretação dos valores e procedimentos que sustentam a avaliação. É necessário que se observe o desenvolvimento em sala de aula, opiniões pessoais, críticas, tempo de aprendizagem, produção de atividades, considerando que a avaliação tem seus momentos formais e informais, onde o professor dedique o espaço para um esforço coletivo na ampliação da sistematização do conhecimento. O licenciando que ingressa no PIBID tem uma excelente oportunidade de estar atuando no campo de trabalho docente ainda como graduando, proporcionando uma rica experiência na docência e fortalecendo a decisão em sua área de atuação na Educação Física. Desta forma, ficou evidente que a intervenção realizada na Escola possibilitou uma nova visão desse processo, as aulas ministradas e atividades desenvolvidas mostraram que é possível transformar o cotidiano das aulas abrindo espaço para a troca de ideias, permitindo assim uma maior criticidade por parte desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA2_ID515_29072015150624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA PESSOA DE AZEVEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "LENILDA AZEVEDO" "autor_email" => "lenildapad@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }