Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O MÉTODO AVALIATIVO NA ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA

Palavra-chaves: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O método avaliativo na educação escolar é um desafio para os professores de todas as disciplinas. Quando falamos da filosofia, tais formas de avaliação consistem em um debate principiante. Os materiais auxiliares do professor de filosofia atuante na educação básica são usualmente formados por orientações de conteúdo e metodologia, tendo a avaliação um espaço reduzido, tornando assim esta problemática escassa em relação aos métodos avaliativos. Este estudo tem como objetivo analisar as formas de avaliação na prática pedagógica dos professores de filosofia do Ensino Médio, em especial da Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima. O trabalho foi realizado a partir da observação das aulas de filosofia deste colégio, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande - PB. As análises aconteceram nas atividades que ocorriam semanalmente durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2015, e a avaliação se deu por questões dissertativas, fichamentos, resumos, e apresentação de trabalhos. Para a avaliação na filosofia é necessário algo que valorize a subjetividade e opinião dos alunos dentro da sua capacidade crítica em enxergar as coisas ao seu redor. Os métodos de avaliação selecionados podem ser colaboradores para a aprendizagem efetiva e evolução da autonomia dos alunos e isto depende de como o professor entende e situa a sua disciplina no âmbito escolar, e na forma que o mesmo entende o próprio sentido da educação institucionalizada. O profissional da filosofia necessita do mecanismo tanto da conceitualidade quanto da experiência para conseguir orientar e dirigir ações avaliativas, possibilitando trabalho das questões, conceitos e concepções filosóficas e da educação numa integra fundamentação.

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