Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PARA GOSTAR DE LER: CLUBE DA LEITURA JOSÉ LEAL

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, CLUBE DA LEITURA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11814
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 1576
    "titulo" => "PARA GOSTAR DE LER: CLUBE DA LEITURA JOSÉ LEAL"
    "resumo" => "Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda a parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social, todavia, um número considerável de estudantes revela apatia pela leitura e dessa maneira além de lerem pouco, leem mal e, por consequência, apresentam níveis de proficiência insuficientes no tocante aprendizagem. Neste trabalho apresentamos uma proposta de prática de leitura com obras literárias a ser adotada no cotidiano do ensino básico, a saber, trata-se da formação de um Clube da Leitura, a fim de realizar encontros de leitura literária no espaço escolar. O presente trabalho objetiva contribuir na criação de uma cultura de leitura dentro da escola, com vistas a dá base para que os (as) alunos (as) se tornem sujeitos leitores (as) críticos e sensíveis, bem como ampliar as dimensões que envolvem as competências leitoras, interpretativas e de produção textual por meio do contato com obras literárias e sua leitura integral, individual e compartilhada. Para tanto, é fundamental que os (as) educadores (as) sejam leitores literários contínuos e que saibam seduzirem e/ou formarem novos (as) leitores (as), a fim de que os (as) educandos (as) possam exercer seu direito de serem despertados pelo prazer de ler."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, CLUBE DA LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1576_25072015235411.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11814
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 1576
    "titulo" => "PARA GOSTAR DE LER: CLUBE DA LEITURA JOSÉ LEAL"
    "resumo" => "Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda a parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social, todavia, um número considerável de estudantes revela apatia pela leitura e dessa maneira além de lerem pouco, leem mal e, por consequência, apresentam níveis de proficiência insuficientes no tocante aprendizagem. Neste trabalho apresentamos uma proposta de prática de leitura com obras literárias a ser adotada no cotidiano do ensino básico, a saber, trata-se da formação de um Clube da Leitura, a fim de realizar encontros de leitura literária no espaço escolar. O presente trabalho objetiva contribuir na criação de uma cultura de leitura dentro da escola, com vistas a dá base para que os (as) alunos (as) se tornem sujeitos leitores (as) críticos e sensíveis, bem como ampliar as dimensões que envolvem as competências leitoras, interpretativas e de produção textual por meio do contato com obras literárias e sua leitura integral, individual e compartilhada. Para tanto, é fundamental que os (as) educadores (as) sejam leitores literários contínuos e que saibam seduzirem e/ou formarem novos (as) leitores (as), a fim de que os (as) educandos (as) possam exercer seu direito de serem despertados pelo prazer de ler."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, CLUBE DA LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID1576_25072015235411.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda a parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social, todavia, um número considerável de estudantes revela apatia pela leitura e dessa maneira além de lerem pouco, leem mal e, por consequência, apresentam níveis de proficiência insuficientes no tocante aprendizagem. Neste trabalho apresentamos uma proposta de prática de leitura com obras literárias a ser adotada no cotidiano do ensino básico, a saber, trata-se da formação de um Clube da Leitura, a fim de realizar encontros de leitura literária no espaço escolar. O presente trabalho objetiva contribuir na criação de uma cultura de leitura dentro da escola, com vistas a dá base para que os (as) alunos (as) se tornem sujeitos leitores (as) críticos e sensíveis, bem como ampliar as dimensões que envolvem as competências leitoras, interpretativas e de produção textual por meio do contato com obras literárias e sua leitura integral, individual e compartilhada. Para tanto, é fundamental que os (as) educadores (as) sejam leitores literários contínuos e que saibam seduzirem e/ou formarem novos (as) leitores (as), a fim de que os (as) educandos (as) possam exercer seu direito de serem despertados pelo prazer de ler.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.