A EXPERIÊNCIA DO PIBID DE FILOSOFIA NA ESCOLA NENZINHA CUNHA LIMA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11508 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 313 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID DE FILOSOFIA NA ESCOLA NENZINHA CUNHA LIMA" "resumo" => "Resumo: No bairro do José Pinheiro , um dos mais antigos da cidade de Campina Grande-PB, encontramos a Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima, que pela terceira vez acolhe, o projeto do PIBID – FILOSOFIA / UEPB. Um Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência, cuja ação é voltada para o aperfeiçoamento e a valorização da formação continuada de professores da educação básica. Nesta produção relataremos de forma suscita a experiência vivenciada tanto dos alunos do ensino médio, bem como, dos integrantes do PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, nas atividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano letivo de 2015 na referida escola. As atividades e os projetos desenvolvidos têm como objetivo primordial introduzir estudantes da Licenciatura em Filosofia à realidade do cotidiano da escola pública. Essas atividades foram implementadas através de planos de trabalhos e de práticas educacionais objetivando a promoção do conhecimento em sala de aula. Concomitantemente, os bolsistas que atuam na escola junto ao professor supervisor, desenvolveram parcerias promovendo atividades que facilitaram o entendimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos frente ao ensino de Filosofia. O diálogo, a reflexão, avaliação e a vivência das mais variadas práticas docentes possibilitaram o acumulo de experiência e a construção do saber construído coletivamente. Essa articulação entre a educação superior e o sistema estadual de ensino, contribui significativamente para a formação do futuro professor de filosofia. O contato com textos e reflexões acerca da Educação e do Ensino de Filosofia abriu horizontes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FILOSOFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID313_30062015211740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA XAVIER MONTENEGRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA MONTENEG" "autor_email" => "robertamontenegro@oi.com." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11508 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 313 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID DE FILOSOFIA NA ESCOLA NENZINHA CUNHA LIMA" "resumo" => "Resumo: No bairro do José Pinheiro , um dos mais antigos da cidade de Campina Grande-PB, encontramos a Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima, que pela terceira vez acolhe, o projeto do PIBID – FILOSOFIA / UEPB. Um Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência, cuja ação é voltada para o aperfeiçoamento e a valorização da formação continuada de professores da educação básica. Nesta produção relataremos de forma suscita a experiência vivenciada tanto dos alunos do ensino médio, bem como, dos integrantes do PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, nas atividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano letivo de 2015 na referida escola. As atividades e os projetos desenvolvidos têm como objetivo primordial introduzir estudantes da Licenciatura em Filosofia à realidade do cotidiano da escola pública. Essas atividades foram implementadas através de planos de trabalhos e de práticas educacionais objetivando a promoção do conhecimento em sala de aula. Concomitantemente, os bolsistas que atuam na escola junto ao professor supervisor, desenvolveram parcerias promovendo atividades que facilitaram o entendimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos frente ao ensino de Filosofia. O diálogo, a reflexão, avaliação e a vivência das mais variadas práticas docentes possibilitaram o acumulo de experiência e a construção do saber construído coletivamente. Essa articulação entre a educação superior e o sistema estadual de ensino, contribui significativamente para a formação do futuro professor de filosofia. O contato com textos e reflexões acerca da Educação e do Ensino de Filosofia abriu horizontes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FILOSOFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA3_ID313_30062015211740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA XAVIER MONTENEGRO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA MONTENEG" "autor_email" => "robertamontenegro@oi.com." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }