O presente trabalho está sendo desenvolvido dentro das ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) subprojeto biologia e que tem como intuito a utilização de metodologias participativas e inovadoras. Propomos analisar a percepção de 25 estudantes do terceiro ano do ensino médio inovador da escola estadual Dr. Elpídio de Almeida, localizado no bairro da prata município de Campina Grande–PB, a fim de conscientiza-los sobre os riscos da má alimentação à saúde; orientar ao consumo de uma alimentação saudável.
Com a evolução da sociedade, muitos tipos de alimentos foram criados e, para garantir maior aceitação da população, foram introduzidos novos ingredientes. Com isso, surgiram produtos cada vez mais atraentes e saborosos. Por exemplo: açúcar para adoçar; gordura saturada e gordura trans para dar maior maciez, leveza e cremosidade; sódio para acentuar o sabor; corantes para dar cor especial e aromatizante para criar um cheirinho irresistível.
No entanto, todos esses novos produtos reduziram a qualidade nutricional dos alimentos. Alguns deles têm se tornado tão populares que passaram a ser cada vez mais desejados, como os salgadinhos, refrigerantes, sorvetes, biscoitos e muitos outros. Então, parte da população habituou-se a comer esses alimentos somente para saciar desejos e estar “na moda”, sem considerar que os excessos podem trazer problemas à saúde, como a obesidade, a pressão alta, o diabetes e as doenças do coração.
Acredita-se assim que o oferecimento de novas informações sobre alimentação e nutrição promove um aumento do conhecimento individual, o que, por sua vez, resultará em melhorias no comportamento alimentar e uma saúde favorável.
A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania (BRASIL, 1999).
O trabalho será desenvolvido com aplicação de questionário para analise conhecimento dos estudantes a cerca do conteúdo abordado, minicursos com aulas expositivas e dialogadas com diversos temas que envolvem a alimentação, uma análise individual de cada estudante a cerca dos seus hábitos alimentares e em seguida serão desenvolvidos trabalhos em grupo para confecção de cartazes mostrando os valores nutricionais dos alimentos analisados pelos mesmos e culminar com um grande debate.
O intuito deste trabalho será verificar se houve ou não mudanças satisfatórias nas respostas dos estudantes, e que a metodologia a ser utilizada propicie efeito considerável, podendo ser conduzida em outras turmas do ensino médio. E que a partir da mesma os estudantes sejam estimulados a fortalecer sua criticidade para que possam assumir um papel importante na sociedade, de modo que esse conhecimento não se limite, mas que se propague em seu âmbito familiar e profissional, podendo abrir caminhos para que outras pessoas sejam estimuladas à reflexão e, portanto, mudança de seus hábitos, garantindo em médio e longo prazo uma vida mais saudável.