Este artigo apresenta uma análise a partir de alguns aspectos teóricos e práticos sobre a indisciplina em sala de aula. Sabendo dos grandes dilemas enfrentados pelos docentes na educação atual como: violência, buling, evasão, indisciplina e entre outros. Esse trabalho tem como objetivo geral identificar através dos alunos e professores as marcas de indisciplina na sala de aula. Para isso, incitamos como principal problemática o que é a indisciplina na sala de aula? Diante disto, procuramos compreender o que seja a indisciplina tanto para o professor como para o aluno. Por meio de uma observação etnográfica e do estudo de caso, numa Escola Estadual de Ensino fundamental e médio da rede pública do Estado da Paraíba. Para tal análise definimos um questionário que foi respondido por alunos de quatro turmas dos 3º anos do ensino médio no período diurno. Além disso, fizemos questionamentos com os professores das turmas na intenção de compreender a indisciplina na sala de aula. Para isso, como referencial teórico fizemos um breve apanhado sobre a história da educação no Brasil, levando em consideração a escola como um espaço de representação da disciplina na sociedade. E ainda a definição de indisciplina na escola. A partir disso, concluímos que a indisciplina estar presente na sala de aula constantemente, mas o papel do professor na interferência deste comportamento é fundamental, a através do dialogo e da compreensão. No entanto, refletir sobre essas questões foi pertinente, tanto para academia, como para aqueles que se interessam pela área da educação.