Na analise de alguns artigos focados no ensino de física nas series iniciais, o desenrolar da física por muitos professores consiste em que os mesmos não apresentam uma formação no ensino de ciência ‘’ física ‘’. Desta forma podemos nos questionar: Como a física contribui para o ensino? Os modelos apresentados por professores estimulam o ensino de física? Com essa perspectiva de diagnostico, a realização de algumas propostas metodológicas será viável no que se diz respeito ao ensino de ciência ‘‘física’’.
Antes de tudo vamos tentar dividir o problema por maior que seja em pequenas partes para uma possível solução. O primeiro revelar do processo é pertinente na formação do professor, identificando e caracterizando o valor significativo da ciência na formação dos docentes, explorando os conhecimentos para a construção conceitual de ciência ‘’ física ‘’ para que os mesmos tenham a capacidade de reorganizar os seus conhecimentos estruturando de uma forma mais eficaz, possibilitando a reconstrução dos seus conceitos formados. Muitos dos quais estão em sala de aula como já citado não apresenta a formação adequada por isso que não permite o vinculo entre as áreas de ensino e sempre volta ao seu domínio de formação, então desta maneira o professor não possibilita uma motivação aos alunos com o termo ciência. No profundo momento em que estamos vivendo percebemos que o uso da ciência e tecnologia é aberto para toda a sociedade, neste caso estrutura conceitos de ciência ‘’física’’ desde as serieis iniciais permite que os educando saiam de um mundo aprisionado sem conhecimento para viver em uma sociedade em evolução, desenvolvendo a capacidade de discussão entre efeitos cabíveis em determinadas ocasiões cientificas.
Consequentemente o professor formado deve-se impor metodologias significativas de ensino para o desenvolvimento do crescente aluno, tendo em vista que os métodos possam transmitir a grande importância da física na series iniciais, com propósito de estimulo para o qual possa usa-los em um futuro próximo, verbalizando os possíveis conhecimentos adquiridos de ciência ‘’física’’, no entanto o presente formado consiste em avaliar-se continuamente perante o seu método, verificando se esta contribuindo e não reproduzindo algo já existente. Portanto dentro de uma sala de aula o professor a partir da aplicação do seu método deve mostra que o coletivo é aporta de contribuição do aprendizado, a troca de informações é o ponto chave do crescimento critico e analítico de situações que lhe serão apresentadas no decorrer de sua vida.
Desse modo a pertinente discussão sobre a formação de professores e metodologias de ensino terá sempre interrogações para possíveis respostas. Será melhor criar novas metodologias ou melhora as já existentes? Nessa concepção cabe a cada futuro professor valorizar a sua formação, mas também abrir novas janelas para o vinculo entre áreas de ensino que lhe sejam favoráveis desta forma os dois lados ‘’professor- aluno’’ ganham valores significativos na sociedade.