Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTEÚDOS CONCEITUAIS, FORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11642
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo relatar as contribuições que o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado à formação docente e a formação básica e também fornecer subsídios para uma reflexão que permita ao programa avançar em sua proposta, partindo da realidade que está sendo produzida dentro do PIBID. Para tal, enfatizamos a importância do programa na formação de professores de Educação Física, uma vez que é a partir desta experiência que os graduandos podem identificar alguns dos obstáculos na carreira docente e fundamentar-se de maneira objetiva em sua graduação. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das ações do PIBID/Educação Física trazendo os principais obstáculos e realizações alcançadas a partir das aulas e planejamentos, que, para maior entendimento foram separados em dois momentos. Participaram deste estudo os alunos do 1º e 3º ano do ensino médio de uma escola situada no munícipio de Campina Grande na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que os alunos sempre manifestam a necessidade da presença de conteúdos conceituais nas aulas de Educação Física, foi possível perceber a valorização desses conteúdos pela maioria dos alunos. Portanto, valorizar os conhecimentos teóricos/científicos da Educação Física, podem ajudar a mudar o conceito ainda existente de "atividade" para o real conceito de "disciplina"."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTEÚDOS CONCEITUAIS, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID330_30062015202601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO JOSÉ ARAÚJO LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEÃO"
    "autor_email" => "romarioleao@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11642
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo relatar as contribuições que o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado à formação docente e a formação básica e também fornecer subsídios para uma reflexão que permita ao programa avançar em sua proposta, partindo da realidade que está sendo produzida dentro do PIBID. Para tal, enfatizamos a importância do programa na formação de professores de Educação Física, uma vez que é a partir desta experiência que os graduandos podem identificar alguns dos obstáculos na carreira docente e fundamentar-se de maneira objetiva em sua graduação. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das ações do PIBID/Educação Física trazendo os principais obstáculos e realizações alcançadas a partir das aulas e planejamentos, que, para maior entendimento foram separados em dois momentos. Participaram deste estudo os alunos do 1º e 3º ano do ensino médio de uma escola situada no munícipio de Campina Grande na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que os alunos sempre manifestam a necessidade da presença de conteúdos conceituais nas aulas de Educação Física, foi possível perceber a valorização desses conteúdos pela maioria dos alunos. Portanto, valorizar os conhecimentos teóricos/científicos da Educação Física, podem ajudar a mudar o conceito ainda existente de "atividade" para o real conceito de "disciplina"."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTEÚDOS CONCEITUAIS, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID330_30062015202601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO JOSÉ ARAÚJO LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "LEÃO"
    "autor_email" => "romarioleao@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar as contribuições que o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado à formação docente e a formação básica e também fornecer subsídios para uma reflexão que permita ao programa avançar em sua proposta, partindo da realidade que está sendo produzida dentro do PIBID. Para tal, enfatizamos a importância do programa na formação de professores de Educação Física, uma vez que é a partir desta experiência que os graduandos podem identificar alguns dos obstáculos na carreira docente e fundamentar-se de maneira objetiva em sua graduação. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das ações do PIBID/Educação Física trazendo os principais obstáculos e realizações alcançadas a partir das aulas e planejamentos, que, para maior entendimento foram separados em dois momentos. Participaram deste estudo os alunos do 1º e 3º ano do ensino médio de uma escola situada no munícipio de Campina Grande na Paraíba. Os resultados obtidos mostraram que os alunos sempre manifestam a necessidade da presença de conteúdos conceituais nas aulas de Educação Física, foi possível perceber a valorização desses conteúdos pela maioria dos alunos. Portanto, valorizar os conhecimentos teóricos/científicos da Educação Física, podem ajudar a mudar o conceito ainda existente de "atividade" para o real conceito de "disciplina".

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.