Nossa proposta é fazer uma reflexão bem como trazer uma pequena discussão sobre a forma como os conteúdos matemáticos são abordados pelo professor em sala de aula, trazendo como alternativa para melhorias no ensino e aprendizagem a modelagem Matemática que acreditamos ser uma ferramenta importante na busca de despertar o interesse do aluno pela Matemática tendo em vista que através desta podemos trabalhar problemas do cotidiano e ainda promover a interdisciplinaridade abordando questões também relacionadas a outras áreas. Além desta discussão, para dar ênfase a nossa proposta apresentaremos e modelaremos um problema da Ciência Forense, em procuraremos fazer uma abordagem de forma a despertar no estudante a curiosidade de investigação e pesquisa científica. Na modelagem deste problema faremos uso das Equações Diferenciais, a Lei de Resfriamento de Isaac Newton e assuntos do ensino básico como funções exponenciais e logarítmicas. Diante disto enfatizamos que o nosso enfoque nesta modelagem é trabalhar a integração entre os conteúdos dos ensinos, básico e superior, com o intuito de que o estudante perceba que o que ele aprendeu no ensino de base e essencial para o desenvolvimento de pesquisas também em outras áreas e níveis de estudo.