O presente painel traz as contribuições de três trabalhos conduzidos em perspectiva dialógica da educação, buscando apresentar evidências científicas que sirvam de base para ações efetivas de prevenção de violência nos contextos educacionais. O primeiro trabalho identifica, por meio de revisão sistemática da literatura brasileira e internacional características de programas educativos de sucesso na prevenção da violência de gênero. No segundo trabalho, foram realizadas entrevistas com quatro professores de Educação Física, que permitem compreender suas experiências, conhecimentos e formação, o que se refere a sua atuação para a prevenção de violência de gênero, com alto potencial transformativo. O terceiro trabalho que compõe o painel, foram aplicados questionários e realizados relatos de vida cotidiana e grupo de discussão comunicativos com 18 participantes LGBTQ+ de uma universidade que conta com normativa específica voltada à proteção dessa população, buscando compreender a existência ou efetividade de ações desenvolvidas pela instituição. As três pesquisas têm como base teórica a Aprendizagem Dialógica e a Metodologia Comunicativa e buscam, para além da denúncia da realidade o anúncio de transformação por meio de ações cientificamente embasadas. Nesse sentido, é possível identificar que o cenário atual ainda é desafiador, com necessidade de melhor formação profissional e mudanças culturais e estruturais às instituições de ensino, porém que já existe produção sólida e práticas consolidadas que contribuem para sua transformação.