Esta investigação, voltada à temática da Educação Superior e da formação docente e inovação, vinculada a um Programa de Pós-Graduação em Educação (Stricto Sensu) de uma universidade brasileira, apresenta o seguinte problema: Quais são os processos de formação docente para a educação superior, nos Programas de Pós-Graduação, Stricto Sensu, de uma universidade da região Sul do Brasil, e suas relações com a inovação na educação superior? Os estudos teóricos que fundamentam a presente pesquisa se ancoram em Cunha e Wagner (2020), Pimenta (2014) e Veiga (2006) sobre a inovação na Educação Superior, quando contemplam a formação docente desse profissional e suas contribuições para seu exercício na educação superior. Os procedimentos metodológicos apreciam a abordagem qualitativa em educação, e se embasa em Bogdan e Biklen (1994), inspirada no Estudo de Caso, conforme referenda Yin (2005). A discussão e os resultados acolhidos nesta investigação contemplam um recorte metodológico, e sistematizam as reflexões e reverberações construídas a partir da investigação realizada com estudantes de Programas de Pós-Graduação de uma universidade da região Sul, interessados em continuar sua formação congregando os estudos da docência para a educação superior. Conclui-se que há a necessidade de que os programas de Pós-Graduação em Educação (Stricto Sensu) invistam em uma formação imbricada nos processos científicos e pedagógicos que mobilizem conhecimentos e o ofício do exercício profissional, os quais requerem aprimoramento das relações teóricas e práticas produzidas nos processos de formação científica e docente.