Neste painel objetivamos expor o movimento formativo observado em três pesquisas vinculadas à Oficina Pedagógica de Matemática (OPM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As pesquisas e as ações formativas estão fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino. Essa opção teórica e metodológica considerou que esses referenciais possibilitam organizar o ensino para a formação do pensamento teórico de estudantes e professores. Isso porque, estes pressupostos têm se revelado, há mais de trinta anos, como potencializadores para a compreensão e proposição de um modo geral para organização da atividade pedagógica (unidade entre a atividade de ensino e atividade de aprendizagem), em que são estabelecidos princípios gerais para uma educação humanizadora de todos envolvidos nesse processo. As pesquisas apresentadas, estiveram organizadas metodologicamente em proposições de ações formativas. Na primeira pesquisa, busca-se discorrer sobre o processo de formação do pensamento teórico do professor que ensina matemática, como recorte, demonstramos o movimento de (re)elaboração de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA). Na segunda investigação, abordamos o movimento de aprendizagem dos participantes também na OPM/UEM, no processo de resolução das tarefas particulares organizadas a partir de uma história virtual do conceito, a fim de revelar o processo de apropriação conceitual pelos sujeitos da pesquisa tanto no que diz respeito ao ensino como atividade e o aprofundamento teórico sobre os conceitos matemáticos. No terceiro trabalho, apresentamos uma SDA elaborada na OPM/UEM, a fim de evidenciar a contribuição do projeto de extensão na formação inicial e contínua de professores.