PROFESSORAS EM CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS/IFSC A PARTIR DA DÉCADA DE 1970
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115997 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 1342 "titulo" => "PROFESSORAS EM CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS/IFSC A PARTIR DA DÉCADA DE 1970" "resumo" => "Este texto tem como finalidade refletir sobre a presença de professoras em disciplinas técnicas nos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC)/Campus Florianópolis a partir da década de 1970. Configura-se como pesquisa qualitativa, um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa os cursos de Edificações, Eletrotécnica e Mecânica, por estarem entre os mais antigos da instituição, portanto mais adequados na análise de alterações na constituição do corpo docente, sinalizando a presença ou ausência de professoras. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental e entrevistas semiestruturadas com professoras e ex-professoras com formação inicial em engenharia ou arquitetura, pretende-se reconhecer como essas docentes se instrumentalizaram para conviver em um espaço profissional historicamente assinalado pela presença masculina e como se deram seus processos de formação identitária como docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Mediante suas memórias e narrativas intenta-se compreender seu processo de adaptação a novas sociabilidades num contexto de ausência ou escassez de pares femininos para partilhas na prática docente. Com fundamento em autores como Tardif e Lessard (2008 e 2009); Nóvoa (2022); Louro (1997); Alves (2013); e Almeida (2010) pretende-se interpretar o aumento de professoras lecionando disciplinas técnicas e como esse espaço tornou-se atrativo para mulheres. A pesquisa, inconclusa, demonstra crescimento na presença de professoras nas disciplinas técnicas da década de 1970 em diante, caracterizando transformações institucionais, pois as professoras introduziram nesse espaço sua maneira própria de se perceber e estar no mundo, o que compreende sua constituição como docente." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1342_TB78_14082024165434.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUÇARA ELLER COELHO" "autor_nome_curto" => "JUÇARA" "autor_email" => "jeller@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115997 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 1342 "titulo" => "PROFESSORAS EM CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS/IFSC A PARTIR DA DÉCADA DE 1970" "resumo" => "Este texto tem como finalidade refletir sobre a presença de professoras em disciplinas técnicas nos cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC)/Campus Florianópolis a partir da década de 1970. Configura-se como pesquisa qualitativa, um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa os cursos de Edificações, Eletrotécnica e Mecânica, por estarem entre os mais antigos da instituição, portanto mais adequados na análise de alterações na constituição do corpo docente, sinalizando a presença ou ausência de professoras. Por meio de pesquisas bibliográfica e documental e entrevistas semiestruturadas com professoras e ex-professoras com formação inicial em engenharia ou arquitetura, pretende-se reconhecer como essas docentes se instrumentalizaram para conviver em um espaço profissional historicamente assinalado pela presença masculina e como se deram seus processos de formação identitária como docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Mediante suas memórias e narrativas intenta-se compreender seu processo de adaptação a novas sociabilidades num contexto de ausência ou escassez de pares femininos para partilhas na prática docente. Com fundamento em autores como Tardif e Lessard (2008 e 2009); Nóvoa (2022); Louro (1997); Alves (2013); e Almeida (2010) pretende-se interpretar o aumento de professoras lecionando disciplinas técnicas e como esse espaço tornou-se atrativo para mulheres. A pesquisa, inconclusa, demonstra crescimento na presença de professoras nas disciplinas técnicas da década de 1970 em diante, caracterizando transformações institucionais, pois as professoras introduziram nesse espaço sua maneira própria de se perceber e estar no mundo, o que compreende sua constituição como docente." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1342_TB78_14082024165434.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUÇARA ELLER COELHO" "autor_nome_curto" => "JUÇARA" "autor_email" => "jeller@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }