DIDÁTICAS CRÍTICAS EMERGENTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116466 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 770 "inscrito_id" => 1983 "titulo" => "DIDÁTICAS CRÍTICAS EMERGENTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este painel é composto por três artigos que tem como objetivo discutir as contribuições das didáticas críticas emergentes para o ensino-aprendizagem. O primeiro artigo aborda a Didática Multidimensional Crítico-Emancipatória (DMCE), seus fundamentos e princípios como potencializadora da práxis, a partir de uma pesquisa exploratória com estudantes de graduação. Tem como aporte teórico Freire (2019) e Pimenta (2023). A pesquisa evidenciou que a DMCE são importantes para a superação das práticas tradicionais de ensino, para a dinamização das condições necessárias para a aprendizagem de forma crítica e emancipatória. O segundo artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições da Didática Complexa e Transdisciplinar para o ensino-aprendizagem, estruturada no pensamento Morin (2003; 2011; 2015) Suanno (2015a; 2015b; 2022; 2023) e Fernandes (2022). Esta revisão bibliográfica demonstra que a complementaridade entre o conhecimento disciplinar e interdisciplinar é um caminho apropriado, para um fazer pedagógico pautado em uma didática na perspectiva complexa e transdisciplinar. O último artigo apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica que busca compreender o conceito e perspectivas da abordagem da Didática Crítica Intercultural e sua relevância no âmbito educacional. Está fundamentada nos estudos e pesquisas de Candau (2020), Suanno (2022) e Pimenta (2019). O estudo conclui que a Didática Crítica Intercultural desempenha um papel fundamental na luta pela melhoria do ensino público e pela construção de uma sociedade justa e democrática, que reconheça e valorize a igualdade, a diversidade e a diferença. Entende-se que as Didáticas críticas contribuem para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem pautados em práticas que considerem a multidimensionalidade, complexidade e a interculturalidade." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1983_TB770_10102024175648.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheilasaoliv@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116466 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 770 "inscrito_id" => 1983 "titulo" => "DIDÁTICAS CRÍTICAS EMERGENTES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este painel é composto por três artigos que tem como objetivo discutir as contribuições das didáticas críticas emergentes para o ensino-aprendizagem. O primeiro artigo aborda a Didática Multidimensional Crítico-Emancipatória (DMCE), seus fundamentos e princípios como potencializadora da práxis, a partir de uma pesquisa exploratória com estudantes de graduação. Tem como aporte teórico Freire (2019) e Pimenta (2023). A pesquisa evidenciou que a DMCE são importantes para a superação das práticas tradicionais de ensino, para a dinamização das condições necessárias para a aprendizagem de forma crítica e emancipatória. O segundo artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições da Didática Complexa e Transdisciplinar para o ensino-aprendizagem, estruturada no pensamento Morin (2003; 2011; 2015) Suanno (2015a; 2015b; 2022; 2023) e Fernandes (2022). Esta revisão bibliográfica demonstra que a complementaridade entre o conhecimento disciplinar e interdisciplinar é um caminho apropriado, para um fazer pedagógico pautado em uma didática na perspectiva complexa e transdisciplinar. O último artigo apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica que busca compreender o conceito e perspectivas da abordagem da Didática Crítica Intercultural e sua relevância no âmbito educacional. Está fundamentada nos estudos e pesquisas de Candau (2020), Suanno (2022) e Pimenta (2019). O estudo conclui que a Didática Crítica Intercultural desempenha um papel fundamental na luta pela melhoria do ensino público e pela construção de uma sociedade justa e democrática, que reconheça e valorize a igualdade, a diversidade e a diferença. Entende-se que as Didáticas críticas contribuem para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem pautados em práticas que considerem a multidimensionalidade, complexidade e a interculturalidade." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1983_TB770_10102024175648.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheilasaoliv@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }