Esta pesquisa investigou a implementação de jogos rítmicos na educação infantil e suas contribuições para o autoconhecimento corporal, expressão e comunicação das crianças. Parte do projeto "Linguagens em movimentos e formação continuada de docentes de Educação Física", o estudo envolveu 14 professores de cinco cidades do Sul de Minas Gerais. Utilizando uma abordagem qualitativa com metodologia de pesquisa-ação, a coleta de dados incluiu gravações, diários de campo, narrativas e vídeos, analisados para entender a integração dos jogos rítmicos no contexto pedagógico. Os resultados revelaram uma valorização significativa da cultura popular e a integração de múltiplas linguagens no planejamento dos professores, promovendo um ambiente de aprendizagem significativo. A pesquisa destacou a importância do ensino intencional e contextualizado, alinhado com a valorização dos saberes dos educandos, e mostrou que os jogos rítmicos facilitam a aprendizagem e a expressão cultural das crianças. O estudo apontou como inovação a integração de múltiplas linguagens e a valorização da cultura popular no planejamento pedagógico, resultando em práticas educativas no campo da linguagem. A formação continuada dos docentes mostrou-se crucial para a efetiva implementação dessas práticas, favorecendo processos de ensino-aprendizagem mais contextualizados e significativos