PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO E PESQUISA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116342 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 2125 "titulo" => "PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO E PESQUISA NOS INSTITUTOS FEDERAIS" "resumo" => "Este painel, no eixo temático Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica, visa socializar práticas exitosas de processos de ensino e aprendizagem articulados à pesquisa nos Institutos Federais. Tais instituições são socialmente referenciadas pela educação inclusiva, laica, gratuita e de qualidade que ofertam no Brasil. Nesse contexto, este trabalho apresenta três comunicações orais interdisciplinares, com os respectivos artigos, sobre ações didático-pedagógicas sistematizadas, que têm como princípio o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem de natureza integradora voltadas para os/as estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A primeira comunicação trata da proposta de constelações literárias, abordando a leitura literária – da teoria às práticas – com vistas à formação de comunidades de leitores críticos e autônomos. Já a segunda relata a experiência da implantação e continuidade do Festival do Mal-assombro, cujo objetivo é desenvolver na comunidade escolar o respeito ao diferente, já que esse festival envolve a pesquisa sobre as homenagens aos finados em várias culturas globais. Por fim, a terceira retrata um projeto de ensino que envolve o cubo de Rubik e a Matemática, partindo do princípio do estímulo sensório-motor, promovido pelo uso de materiais manipulativos, como fator do desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas. Nos três trabalhos, a metodologia adotada é a qualitativa, de caráter descritivo, contemplando novos tempos e espaços de aprendizagem. Em linhas gerais, os resultados revelam que as três experiências formativas contribuem para a formação integral do corpo discente, por meio de práticas sociais e culturais, para além de uma formação técnica." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2125_TB584_09102024222539.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALVA RAMOS DE RESENDE MATOS" "autor_nome_curto" => "Dalva Matos" "autor_email" => "dalva.matos@ifg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116342 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 2125 "titulo" => "PARA ALÉM DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INOVADORAS DE ENSINO E PESQUISA NOS INSTITUTOS FEDERAIS" "resumo" => "Este painel, no eixo temático Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica, visa socializar práticas exitosas de processos de ensino e aprendizagem articulados à pesquisa nos Institutos Federais. Tais instituições são socialmente referenciadas pela educação inclusiva, laica, gratuita e de qualidade que ofertam no Brasil. Nesse contexto, este trabalho apresenta três comunicações orais interdisciplinares, com os respectivos artigos, sobre ações didático-pedagógicas sistematizadas, que têm como princípio o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem de natureza integradora voltadas para os/as estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A primeira comunicação trata da proposta de constelações literárias, abordando a leitura literária – da teoria às práticas – com vistas à formação de comunidades de leitores críticos e autônomos. Já a segunda relata a experiência da implantação e continuidade do Festival do Mal-assombro, cujo objetivo é desenvolver na comunidade escolar o respeito ao diferente, já que esse festival envolve a pesquisa sobre as homenagens aos finados em várias culturas globais. Por fim, a terceira retrata um projeto de ensino que envolve o cubo de Rubik e a Matemática, partindo do princípio do estímulo sensório-motor, promovido pelo uso de materiais manipulativos, como fator do desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas. Nos três trabalhos, a metodologia adotada é a qualitativa, de caráter descritivo, contemplando novos tempos e espaços de aprendizagem. Em linhas gerais, os resultados revelam que as três experiências formativas contribuem para a formação integral do corpo discente, por meio de práticas sociais e culturais, para além de uma formação técnica." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2125_TB584_09102024222539.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALVA RAMOS DE RESENDE MATOS" "autor_nome_curto" => "Dalva Matos" "autor_email" => "dalva.matos@ifg.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }