EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115996 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 461 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Diversos estudos mostram o impacto do ambiente no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das crianças pequenas. Assim, entende-se como relevante aprofundar o tema. Este painel apresenta resultados de três pesquisas empíricas de caráter qualitativo sobre Educação Infantil desenvolvidas no âmbito de um programa de pós-graduação profissional em Educação localizado em cidade do interior de São Paulo. As pesquisas se fundamentaram em ampla exploração bibliográfica e documental, tendo por base Ariès, Malaguzzi, Forneiro, Ostetto e orientações legais. O painel tem por objetivo geral ressaltar a relevância da organização dos espaços, ambientes e materiais voltados à ludicidade, principal forma de aprendizagem na primeira infância. O primeiro trabalho apresenta a relação entre concepções de infância e escolarização e panorama de pesquisas desenvolvidas sobre Educação Infantil no programa mencionado (2015-2024). Os outros dois trabalhos sintetizam pesquisas realizadas por professoras em escolas municipais públicas de dois municípios diferentes. O segundo analisa planejamento e organização de espaços e ambientes sob a óptica de docentes e gestores. O terceiro discute a relevância da formação docente continuada na organização dos espaços e ambientes. Principais conclusões: temas que envolvem Educação Infantil são múltiplos e há lacunas de conhecimento sobre eles; a organização de espaços e ambientes na Educação Infantil é um desafio nas escolas e maior atenção é necessária, visto seu papel no desenvolvimento e socialização infantil; a disponibilidade dos gestores e a formação docente são fundamentais no entendimento dessa questão. Por fim, destaca-se a relação que se estabelece entre universidade, escola e formação docente nesse tipo de pesquisa." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID461_TB77_15062024174125.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA FALSARELLA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA" "autor_email" => "anafalsarella@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA (UNIARA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115996 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 461 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Diversos estudos mostram o impacto do ambiente no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das crianças pequenas. Assim, entende-se como relevante aprofundar o tema. Este painel apresenta resultados de três pesquisas empíricas de caráter qualitativo sobre Educação Infantil desenvolvidas no âmbito de um programa de pós-graduação profissional em Educação localizado em cidade do interior de São Paulo. As pesquisas se fundamentaram em ampla exploração bibliográfica e documental, tendo por base Ariès, Malaguzzi, Forneiro, Ostetto e orientações legais. O painel tem por objetivo geral ressaltar a relevância da organização dos espaços, ambientes e materiais voltados à ludicidade, principal forma de aprendizagem na primeira infância. O primeiro trabalho apresenta a relação entre concepções de infância e escolarização e panorama de pesquisas desenvolvidas sobre Educação Infantil no programa mencionado (2015-2024). Os outros dois trabalhos sintetizam pesquisas realizadas por professoras em escolas municipais públicas de dois municípios diferentes. O segundo analisa planejamento e organização de espaços e ambientes sob a óptica de docentes e gestores. O terceiro discute a relevância da formação docente continuada na organização dos espaços e ambientes. Principais conclusões: temas que envolvem Educação Infantil são múltiplos e há lacunas de conhecimento sobre eles; a organização de espaços e ambientes na Educação Infantil é um desafio nas escolas e maior atenção é necessária, visto seu papel no desenvolvimento e socialização infantil; a disponibilidade dos gestores e a formação docente são fundamentais no entendimento dessa questão. Por fim, destaca-se a relação que se estabelece entre universidade, escola e formação docente nesse tipo de pesquisa." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID461_TB77_15062024174125.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA FALSARELLA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA" "autor_email" => "anafalsarella@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA (UNIARA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }