EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: REFLEXÕES [TEÓRICAS] E PROPOSIÇÕES [DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS] EM PERSPECTIVA SEMIÓTICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116386 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 648 "inscrito_id" => 1106 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: REFLEXÕES [TEÓRICAS] E PROPOSIÇÕES [DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS] EM PERSPECTIVA SEMIÓTICA" "resumo" => "Este painel explora a intersecção entre Educação Física e Linguagem, um campo de estudo emergente impulsionado pela inclusão da Educação Física na área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica, apresentando reflexões teóricas e proposições didático-pedagógicas para a Educação Física desde a perspectiva da Semiótica, a ciência da linguagem. Inicialmente, a partir do confronto de conceitos das três correntes da Semiótica (estruturalismo, semiótica da cultura e semiótica peirceana), sugerem-se inferências, relações e repercussões para a Educação Física, entendida como prática de linguagem e comunicação. Em seguida, descreve-se uma experiência de ensino em Educação Física que relacionou conceitos e princípios da semiótica peirceana com estratégias didático-pedagógicas empreendidas por um professor-pesquisador em uma escola de nível médio. Finalmente, propõe-se uma organização dos conteúdos da Educação Física sob a influência da semiótica de Peirce e da cultura em Lotman. Em conclusão, as evidências sugerem: (i) a fecundidade da Semiótica para a construção de processos de ensino e aprendizagem que contemplem as dinâmicas culturais e os processos de significação; (ii) que a Educação Física deve integrar a experiência corporal e os discursos sobre o corpo de maneira orgânica, através da hibridização de diferentes sistemas de linguagem nas experiências de sentir, reagir e refletir; e (iii) que a Educação Física deve possibilitar a interação dos estudantes consigo mesmos e com o mundo, problematizando as circunstâncias sócio-históricas e ambientais, tendo como finalidade última atender ao bem comum." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1106_TB648_13082024135940.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO SIFUENTES PINHEIRO LEITÃO" "autor_nome_curto" => "ARNALDO" "autor_email" => "arnaldo.leitao@muz.ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116386 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 648 "inscrito_id" => 1106 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: REFLEXÕES [TEÓRICAS] E PROPOSIÇÕES [DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS] EM PERSPECTIVA SEMIÓTICA" "resumo" => "Este painel explora a intersecção entre Educação Física e Linguagem, um campo de estudo emergente impulsionado pela inclusão da Educação Física na área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica, apresentando reflexões teóricas e proposições didático-pedagógicas para a Educação Física desde a perspectiva da Semiótica, a ciência da linguagem. Inicialmente, a partir do confronto de conceitos das três correntes da Semiótica (estruturalismo, semiótica da cultura e semiótica peirceana), sugerem-se inferências, relações e repercussões para a Educação Física, entendida como prática de linguagem e comunicação. Em seguida, descreve-se uma experiência de ensino em Educação Física que relacionou conceitos e princípios da semiótica peirceana com estratégias didático-pedagógicas empreendidas por um professor-pesquisador em uma escola de nível médio. Finalmente, propõe-se uma organização dos conteúdos da Educação Física sob a influência da semiótica de Peirce e da cultura em Lotman. Em conclusão, as evidências sugerem: (i) a fecundidade da Semiótica para a construção de processos de ensino e aprendizagem que contemplem as dinâmicas culturais e os processos de significação; (ii) que a Educação Física deve integrar a experiência corporal e os discursos sobre o corpo de maneira orgânica, através da hibridização de diferentes sistemas de linguagem nas experiências de sentir, reagir e refletir; e (iii) que a Educação Física deve possibilitar a interação dos estudantes consigo mesmos e com o mundo, problematizando as circunstâncias sócio-históricas e ambientais, tendo como finalidade última atender ao bem comum." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1106_TB648_13082024135940.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO SIFUENTES PINHEIRO LEITÃO" "autor_nome_curto" => "ARNALDO" "autor_email" => "arnaldo.leitao@muz.ifsuldeminas.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }