REPERTÓRIOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO – A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA POÉTICA NO ENSINO, NA EXTENSÃO E NA PESQUISA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116467 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 771 "inscrito_id" => 1751 "titulo" => "REPERTÓRIOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO – A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA POÉTICA NO ENSINO, NA EXTENSÃO E NA PESQUISA" "resumo" => "Pesquisa realizada no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra-Portugal, resulta a tese “Diálogos do Riso – Um campo aberto para repensar a arte e a educação” (2020), tem a literatura e a poesia como linguagem orientadora e discute a relação entre a arte e a educação através dos conceitos de fronteira e tradução (SANTOS, 2010; RIBEIRO, 2005). Com esse repertório inaugura-se um trabalho de formação de pedagogos, no curso de licenciatura, a partir de um mergulho na literatura e na poesia; trabalho que se concretiza no Departamento de Ciência Humanas III – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos componentes Estágio Curricular Supervisionado, Pesquisa e Prática Pedagógica; repercute nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC); favorece na criação do projeto de Extensão Literatura e Vida. Tal percurso movimentou práticas pedagógicas que nos autoriza a enxergar uma didática poética. Este painel traz reflexões teórico-metodológicas em torno das experiências vivenciadas com estudantes de Pedagogia nos anos 2018/2019/2022/2023; apresenta repertório pedagógico orientado pela literatura e pela poesia, como um modo de pensamento, que na fronteira com a Pedagogia nos oferece uma didática orientada pelo afeto, proximidade, amor e diálogo, abrindo campos frutíferos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, traz perfis a partir das histórias de vida de estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA); encontra fendas nos diálogos poéticos e políticos com jovens estudantes de escolas públicas e ONG’s; e atravessa os sucos das cicatrizes dos sujeitos da prática pedagógica da educação escolar e não escolar." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1751_TB771_09102024173806.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MAISA ANTUNES LINS" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "clins@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116467 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 771 "inscrito_id" => 1751 "titulo" => "REPERTÓRIOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO – A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA POÉTICA NO ENSINO, NA EXTENSÃO E NA PESQUISA" "resumo" => "Pesquisa realizada no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra-Portugal, resulta a tese “Diálogos do Riso – Um campo aberto para repensar a arte e a educação” (2020), tem a literatura e a poesia como linguagem orientadora e discute a relação entre a arte e a educação através dos conceitos de fronteira e tradução (SANTOS, 2010; RIBEIRO, 2005). Com esse repertório inaugura-se um trabalho de formação de pedagogos, no curso de licenciatura, a partir de um mergulho na literatura e na poesia; trabalho que se concretiza no Departamento de Ciência Humanas III – Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos componentes Estágio Curricular Supervisionado, Pesquisa e Prática Pedagógica; repercute nas orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC); favorece na criação do projeto de Extensão Literatura e Vida. Tal percurso movimentou práticas pedagógicas que nos autoriza a enxergar uma didática poética. Este painel traz reflexões teórico-metodológicas em torno das experiências vivenciadas com estudantes de Pedagogia nos anos 2018/2019/2022/2023; apresenta repertório pedagógico orientado pela literatura e pela poesia, como um modo de pensamento, que na fronteira com a Pedagogia nos oferece uma didática orientada pelo afeto, proximidade, amor e diálogo, abrindo campos frutíferos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, traz perfis a partir das histórias de vida de estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA); encontra fendas nos diálogos poéticos e políticos com jovens estudantes de escolas públicas e ONG’s; e atravessa os sucos das cicatrizes dos sujeitos da prática pedagógica da educação escolar e não escolar." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1751_TB771_09102024173806.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA MAISA ANTUNES LINS" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA" "autor_email" => "clins@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }