Este painel explora a integração de práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física escolar, evidenciando suas contribuições para o desenvolvimento integral dos/as alunos/as. Fundamentados nos princípios freireanos de diálogo, reflexão crítica e autonomia, os artigos discutem como atividades como slackline, kitesurf e skate podem transformar a experiência educativa. As práticas corporais de aventura promovem melhorias nas habilidades físicas, emocionais e sociais dos/as estudantes, favorecendo a autoconfiança, resiliência, cooperação e a inclusão. Os estudos mostram que, apesar dos desafios logísticos e estruturais, a introdução desses objetos de conhecimento pode enriquecer o currículo escolar, incentivando a participação ativa dos/as estudantes e a superação de estereótipos de gênero. A necessidade de políticas educacionais que ofereçam maior flexibilidade curricular e autonomia para os professores é enfatizada como essencial para a efetivação de uma educação crítica e transformadora. As experiências relatadas destacam a importância de um ambiente educacional que valorize a experimentação e a contextualização, preparando os/as discentes para os desafios do mundo contemporâneo de forma inclusiva e inovadora..