Propõe-se como objeto de estudo a pesquisa-formação de Coordenadores Pedagógicos (CPs) da Rede Municipal de educação de São Paulo da DRE Pirituba/Jaraguá, que atuam em unidades educacionais localizadas no entorno do Centro de Educação e Cultura Indígena, CECI Jaraguá. Os estudos pretendem aprofundar o modo de vida indígena originário Guarani Mbya, buscando melhorar o acolhimento de familiares, bebês e crianças indígenas nas unidades educacionais públicas não indígenas. Partindo deste objeto de estudo emergiram algumas inquietações que motivaram e direcionaram o desenvolvimento desta pesquisa-formação: Como as unidades educacionais não indígenas acolhem bebês e crianças indígenas? Como coordenadores pedagógicos articulam com seus professores uma abordagem de equidade étnico-racial nas unidades educacionais? Com os questionamentos apresentados, delimitou-se como objetivo geral efetivar e analisar a pesquisa-formação na cultura infantil Guarani Mbya, segundo estudos descritivos, exploratórios, de uma abordagem qualitativa e cooperativa. Os instrumentos adotados serão entrevistas semiestruturadas, encontros dialógicos com lideranças e educadores indígenas, constituição de portfólios reflexivos e registros de ações em plataforma on-line. Definiu-se como universo da pesquisa quatro unidades educacionais localizadas no entorno do CECI Jaraguá, sendo duas EMEIs e dois CEIs e o próprio CECI Jaraguá. Os sujeitos envolvidos serão coordenadores pedagógicos, e a coordenadora pedagógica do CECI Jaraguá.