O ENSINO DE FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR E DO SOFTWARE GEOGEBRA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11735 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1823 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR E DO SOFTWARE GEOGEBRA" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade analisar os resultados de uma proposta metodológica que tem como objetivo principal estreitar as relações entre tecnologias digitais e o ensino de Matemática, utilizando o computador e o software GeoGebra como recursos didáticos auxiliares para o ensino de funções afins e quadráticas tratados no cotidiano da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida, no período de julho a setembro de 2014, no laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, situada na cidade de Campina Grande – PB, com vinte e quatro alunos de duas turmas de primeiro ano, regular, manhã e trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário e observações constantes durante todas as atividades da experiência pedagógica. O marco teórico do estudo se amparou em Brasil (1997), Moran (2007), Tajra (2008), Kenski (2007), D’Ambrosio (1999) e entre outros autores que apontam questões expressivas em torno da prática educacional do professor e que refletem sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula como contribuição para a educação de modo geral e do ensino de Matemática em particular. Logo, essa pesquisa buscou aproximar o ambiente escolar da realidade dos alunos, criando um espaço mais agradável, dinâmico e atrativo para o estudo desta ciência e assim facilitando a compreensão do conteúdo estudado, ou seja, proporcionando uma aprendizagem mais significativa aos discentes e despertando o apreço pelo estudo dos conhecimentos matemáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DIGITAIS, GEOGEBRA, FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID1823_31072015211324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA ARAUJO MELO" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaramatematica@gmail.co" "autor_ies" => "EEEFM PROFESSOR RAUL CÓRDULA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11735 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1823 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR E DO SOFTWARE GEOGEBRA" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade analisar os resultados de uma proposta metodológica que tem como objetivo principal estreitar as relações entre tecnologias digitais e o ensino de Matemática, utilizando o computador e o software GeoGebra como recursos didáticos auxiliares para o ensino de funções afins e quadráticas tratados no cotidiano da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida, no período de julho a setembro de 2014, no laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, situada na cidade de Campina Grande – PB, com vinte e quatro alunos de duas turmas de primeiro ano, regular, manhã e trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário e observações constantes durante todas as atividades da experiência pedagógica. O marco teórico do estudo se amparou em Brasil (1997), Moran (2007), Tajra (2008), Kenski (2007), D’Ambrosio (1999) e entre outros autores que apontam questões expressivas em torno da prática educacional do professor e que refletem sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula como contribuição para a educação de modo geral e do ensino de Matemática em particular. Logo, essa pesquisa buscou aproximar o ambiente escolar da realidade dos alunos, criando um espaço mais agradável, dinâmico e atrativo para o estudo desta ciência e assim facilitando a compreensão do conteúdo estudado, ou seja, proporcionando uma aprendizagem mais significativa aos discentes e despertando o apreço pelo estudo dos conhecimentos matemáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DIGITAIS, GEOGEBRA, FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID1823_31072015211324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA ARAUJO MELO" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaramatematica@gmail.co" "autor_ies" => "EEEFM PROFESSOR RAUL CÓRDULA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }