Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: AULA INTERATIVA, RECURSOS, CONHECIMENTOS, PESQUISAS, PESQUISAS Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11593
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 242
    "inscrito_id" => 865
    "titulo" => "AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo vem nos mostrar, onde desenvolvemos ter uma reflexão sobre a construção do conhecimento em sala de aula, a partir do trabalho com as aulas interativas, contida na metodologia de ensino da Geografia como uma mediação que favorece uma melhor eficácia no processo de ensino-aprendizagem, visto que, com o uso de novas ferramentas da tecnologia facilita a compreensão dos alunos, quanto aos aspectos geográficos a partir da sua concepção em relação aos conteúdos obtidos em sala, para assim fazer uma construção de conhecimentos com recursos adequados para o seu desenvolvimento. A aula interativa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, o atual trabalho tem como objetivo mostrar as ações apresentadas pelos alunos Bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. O estudo se caracteriza como uma analise participativas dos educandos nas aulas apresentadas pelos professores, o qual também se utilizou revisão bibliográfica e a participação da empírica dos alunos nas pesquisas. Os resultados mostram que os alunos tem uma maior participação nessas aulas interativas do que nos métodos tradicionais, apresentados por muitos professores, com esses novos recursos metodológicos percebem-se mais uma maior interação dos alunos em sala de aula podendo fazer diálogos e tirar duvidas de forma mais construtivas. Percebe-se que através de novos recursos utilizados pelos professores, possibilitam que as aulas de geografia tornam-se mais dinâmicas, envolvendo a participação de todos os alunos, e permitindo que haja varias contribuições no ensino-aprendizagem dos educandos, a aula interativa é muito importante no âmbito escolar, pois permitem aos mesmos uma nova construção de conhecimentos em sala de aula, de modo que incentiva os alunos a pesquisarem sobre os assuntos abordados pelos discentes e assim gerar uma melhor compreensão interligando os conteúdos estudados com os recursos tecnológicos a sua realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "AULA INTERATIVA, RECURSOS, CONHECIMENTOS, PESQUISAS, PESQUISAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID865_01072015162818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA BARROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KATIA"
    "autor_email" => "katiabarros-geo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11593
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 242
    "inscrito_id" => 865
    "titulo" => "AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "RESUMO: Este artigo vem nos mostrar, onde desenvolvemos ter uma reflexão sobre a construção do conhecimento em sala de aula, a partir do trabalho com as aulas interativas, contida na metodologia de ensino da Geografia como uma mediação que favorece uma melhor eficácia no processo de ensino-aprendizagem, visto que, com o uso de novas ferramentas da tecnologia facilita a compreensão dos alunos, quanto aos aspectos geográficos a partir da sua concepção em relação aos conteúdos obtidos em sala, para assim fazer uma construção de conhecimentos com recursos adequados para o seu desenvolvimento. A aula interativa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, o atual trabalho tem como objetivo mostrar as ações apresentadas pelos alunos Bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. O estudo se caracteriza como uma analise participativas dos educandos nas aulas apresentadas pelos professores, o qual também se utilizou revisão bibliográfica e a participação da empírica dos alunos nas pesquisas. Os resultados mostram que os alunos tem uma maior participação nessas aulas interativas do que nos métodos tradicionais, apresentados por muitos professores, com esses novos recursos metodológicos percebem-se mais uma maior interação dos alunos em sala de aula podendo fazer diálogos e tirar duvidas de forma mais construtivas. Percebe-se que através de novos recursos utilizados pelos professores, possibilitam que as aulas de geografia tornam-se mais dinâmicas, envolvendo a participação de todos os alunos, e permitindo que haja varias contribuições no ensino-aprendizagem dos educandos, a aula interativa é muito importante no âmbito escolar, pois permitem aos mesmos uma nova construção de conhecimentos em sala de aula, de modo que incentiva os alunos a pesquisarem sobre os assuntos abordados pelos discentes e assim gerar uma melhor compreensão interligando os conteúdos estudados com os recursos tecnológicos a sua realidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "AULA INTERATIVA, RECURSOS, CONHECIMENTOS, PESQUISAS, PESQUISAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID865_01072015162818.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA BARROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KATIA"
    "autor_email" => "katiabarros-geo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO: Este artigo vem nos mostrar, onde desenvolvemos ter uma reflexão sobre a construção do conhecimento em sala de aula, a partir do trabalho com as aulas interativas, contida na metodologia de ensino da Geografia como uma mediação que favorece uma melhor eficácia no processo de ensino-aprendizagem, visto que, com o uso de novas ferramentas da tecnologia facilita a compreensão dos alunos, quanto aos aspectos geográficos a partir da sua concepção em relação aos conteúdos obtidos em sala, para assim fazer uma construção de conhecimentos com recursos adequados para o seu desenvolvimento. A aula interativa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, o atual trabalho tem como objetivo mostrar as ações apresentadas pelos alunos Bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. O estudo se caracteriza como uma analise participativas dos educandos nas aulas apresentadas pelos professores, o qual também se utilizou revisão bibliográfica e a participação da empírica dos alunos nas pesquisas. Os resultados mostram que os alunos tem uma maior participação nessas aulas interativas do que nos métodos tradicionais, apresentados por muitos professores, com esses novos recursos metodológicos percebem-se mais uma maior interação dos alunos em sala de aula podendo fazer diálogos e tirar duvidas de forma mais construtivas. Percebe-se que através de novos recursos utilizados pelos professores, possibilitam que as aulas de geografia tornam-se mais dinâmicas, envolvendo a participação de todos os alunos, e permitindo que haja varias contribuições no ensino-aprendizagem dos educandos, a aula interativa é muito importante no âmbito escolar, pois permitem aos mesmos uma nova construção de conhecimentos em sala de aula, de modo que incentiva os alunos a pesquisarem sobre os assuntos abordados pelos discentes e assim gerar uma melhor compreensão interligando os conteúdos estudados com os recursos tecnológicos a sua realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.