Este artigo apresenta metodologias presentes nas aulas de língua portuguesa, tendo como corpus de pesquisa/análise observações de aulas no 8º e 9º ano da Escola Municipal Manoel Raimundo. O objetivo é mostrar a importância de prezar pela leitura nas aulas de português, visto que a leitura se faz presente como hábito dos alunos mediados pelo professor. Constatamos em nossa análise metodologias utilizadas pela professora regente, uma vez que percebemos que esta, em suas orientações, buscava mostrar a leitura como uma prática prazerosa e necessária, assim deixava a critério dos alunos a escolha do gênero para ler e com isso instigá-los ao gosto pela leitura, uma vez que isso é uma das formas mais eficientes para melhor encaminhamento da educação no âmbito escolar e até na vida social. Tomamos como base teórica para fundamentar nosso trabalho a autora Coracini (2005) em sua discussão sobre leitura no texto “Concepções de Leitura na (Pós-) Modernidade”, Lopes-Rossi (2002) no texto “Gêneros Discursivos no Ensino de Leitura e Produção de Textos” Geraldi (1996) em seu texto “A Leitura em Momentos de Crise Social” e ainda Zabala (1998) em um de seus livros, intitulado como “A Prática Educativa: Como Ensinar”. Nosso trabalho resulta na experiência de ver de perto como a docência é contribuinte no exercício da reflexão/interação entre orientador e docente estimulando mais o interesse ao aprendizado e a troca de conhecimentos.