Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E CONHECIMENTOS ACERCA DA TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: PIBID, ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, JOGO DIGITAL Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho relata a necessidade de incorporar ao processo de ensino-aprendizagem a utilização de diversas estratégias metodológicas, a partir da experiência vivenciada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia, que trabalha no sentindo de dinamizar as aulas da disciplina, através da atuação dos bolsistas, na construção de uma prática pedagógica em Geografia, preocupada em consolidar a relevância dessa disciplina como conhecimento que está além dos muros da escola, adentrando no cotidiano dos alunos, tornando-os sujeitos da produção de múltiplos espaços. Esta experiência foi realizada pelos alunos bolsistas do PIBID junto aos alunos de 1º ano do Ensino Médio na E.E.E.F.M. Assis Chateubriand, localizada no bairro do Santo Antônio, na cidade de Campina Grande – PB. De acordo com a proposta solicitada, objetivou-se debater a temática da sustentabilidade, identificando no espaço de vivência aspectos de uma cidade sustentável, assim, compreendendo práticas sustentáveis que possibilitem melhoria da qualidade de vida de uma sociedade. O procedimento utilizado do desenvolvimento do estudo foi à construção de uma cidade sustentável a partir da utilização do jogo digital “Simcity”, enquanto recurso lúdico para as aulas de Geografia, buscando refletir a partir das categorias geográficas lugar e paisagem a necessidade de um planejamento de uma cidade sustentável, objetivando uma melhor qualidade de vida e conservação dos recursos naturais. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a intensa participação dos alunos, a modificação dos estereótipos construídos acerca da Geografia, assim como a formação de alunos mais críticos e construtores do seu próprio conhecimento, refletindo esta Geografia não apenas como uma disciplina escolar, mas como uma prática de vida.

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