A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11553 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 740 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho vem sendo desenvolvido na turma do 2° ano do Ensino Médio, na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada no Bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB objetiva levar o discente a conhecer o Semiárido nordestino através da utilização do lúdico no ensino de Geografia, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos em estudo. Esta pesquisa segui de uma metodologia participativa com aspectos fenomenológicos e de abordagem bibliográfica. Dessa forma, as aulas foram elaboradas através de uma metodologia expositiva e dialogada, trazendo o conteúdo em estudo sempre para a escala local, fazendo-se o uso das categorias geográficas Lugar e Região. Fez-se uso também de músicas, obras da literatura regionalista e imagens. Também foi realizado um ´´Bingo Geográfico``, com o intuito de revisar a temática em análise. Como próximos passos, haja vista a pesquisa estar em desenvolvimento, será realizada uma aula de campo pelo centro da cidade de Campina Grande, assim como a apresentação das obras literárias e a construção do um jogo intitulado ´´GEOTUR``, que será realizada pelos próprios alunos, onde o jogador poderá conhecer de forma holística a história do Semiárido nordestino através do ato de brincar. Parcialmente, observa-se que tal intervenção vem despertando o interesse dos discentes por conhecer o Semiárido, haja vista o envolvimento destes nos trabalhos realizados. Portanto, o uso do lúdico no ensino de Geografia desperta no aluno um maior interesse, concentração e atenção, trazendo grandes contribuições para o processo de aprendizagem geográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "LÚDICO, SEMIÁRIDO, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID740_30062015135526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11553 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 740 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NAS AULAS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente trabalho vem sendo desenvolvido na turma do 2° ano do Ensino Médio, na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada no Bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB objetiva levar o discente a conhecer o Semiárido nordestino através da utilização do lúdico no ensino de Geografia, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos em estudo. Esta pesquisa segui de uma metodologia participativa com aspectos fenomenológicos e de abordagem bibliográfica. Dessa forma, as aulas foram elaboradas através de uma metodologia expositiva e dialogada, trazendo o conteúdo em estudo sempre para a escala local, fazendo-se o uso das categorias geográficas Lugar e Região. Fez-se uso também de músicas, obras da literatura regionalista e imagens. Também foi realizado um ´´Bingo Geográfico``, com o intuito de revisar a temática em análise. Como próximos passos, haja vista a pesquisa estar em desenvolvimento, será realizada uma aula de campo pelo centro da cidade de Campina Grande, assim como a apresentação das obras literárias e a construção do um jogo intitulado ´´GEOTUR``, que será realizada pelos próprios alunos, onde o jogador poderá conhecer de forma holística a história do Semiárido nordestino através do ato de brincar. Parcialmente, observa-se que tal intervenção vem despertando o interesse dos discentes por conhecer o Semiárido, haja vista o envolvimento destes nos trabalhos realizados. Portanto, o uso do lúdico no ensino de Geografia desperta no aluno um maior interesse, concentração e atenção, trazendo grandes contribuições para o processo de aprendizagem geográfica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "LÚDICO, SEMIÁRIDO, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID740_30062015135526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }