Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: LÚDICO, SEMIÁRIDO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11553
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 740
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho vem sendo desenvolvido na turma do 2° ano do Ensino Médio, na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada no Bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB objetiva levar o discente a conhecer o Semiárido nordestino através da utilização do lúdico no ensino de Geografia, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos em estudo. Esta pesquisa segui de uma metodologia participativa com aspectos fenomenológicos e de abordagem bibliográfica. Dessa forma, as aulas foram elaboradas através de uma metodologia expositiva e dialogada, trazendo o conteúdo em estudo sempre para a escala local, fazendo-se o uso das categorias geográficas Lugar e Região. Fez-se uso também de músicas, obras da literatura regionalista e imagens. Também foi realizado um ´´Bingo Geográfico``, com o intuito de revisar a temática em análise. Como próximos passos, haja vista a pesquisa estar em desenvolvimento, será realizada uma aula de campo pelo centro da cidade de Campina Grande, assim como a apresentação das obras literárias e a construção do um jogo intitulado ´´GEOTUR``, que será realizada pelos próprios alunos, onde o jogador poderá conhecer de forma holística a história do Semiárido nordestino através do ato de brincar. Parcialmente, observa-se que tal intervenção vem despertando o interesse dos discentes por conhecer o Semiárido, haja vista o envolvimento destes nos trabalhos realizados. Portanto, o uso do lúdico no ensino de Geografia desperta no aluno um maior interesse, concentração e atenção, trazendo grandes contribuições para o processo de aprendizagem geográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, SEMIÁRIDO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID740_30062015135526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11553
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 740
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO NAS AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente trabalho vem sendo desenvolvido na turma do 2° ano do Ensino Médio, na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada no Bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB objetiva levar o discente a conhecer o Semiárido nordestino através da utilização do lúdico no ensino de Geografia, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos em estudo. Esta pesquisa segui de uma metodologia participativa com aspectos fenomenológicos e de abordagem bibliográfica. Dessa forma, as aulas foram elaboradas através de uma metodologia expositiva e dialogada, trazendo o conteúdo em estudo sempre para a escala local, fazendo-se o uso das categorias geográficas Lugar e Região. Fez-se uso também de músicas, obras da literatura regionalista e imagens. Também foi realizado um ´´Bingo Geográfico``, com o intuito de revisar a temática em análise. Como próximos passos, haja vista a pesquisa estar em desenvolvimento, será realizada uma aula de campo pelo centro da cidade de Campina Grande, assim como a apresentação das obras literárias e a construção do um jogo intitulado ´´GEOTUR``, que será realizada pelos próprios alunos, onde o jogador poderá conhecer de forma holística a história do Semiárido nordestino através do ato de brincar. Parcialmente, observa-se que tal intervenção vem despertando o interesse dos discentes por conhecer o Semiárido, haja vista o envolvimento destes nos trabalhos realizados. Portanto, o uso do lúdico no ensino de Geografia desperta no aluno um maior interesse, concentração e atenção, trazendo grandes contribuições para o processo de aprendizagem geográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, SEMIÁRIDO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID740_30062015135526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente trabalho vem sendo desenvolvido na turma do 2° ano do Ensino Médio, na E. E. E. F. M. Assis Chateaubriand, localizada no Bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB objetiva levar o discente a conhecer o Semiárido nordestino através da utilização do lúdico no ensino de Geografia, tornando as aulas mais dinâmicas e participativas, através de jogos e brincadeiras, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos em estudo. Esta pesquisa segui de uma metodologia participativa com aspectos fenomenológicos e de abordagem bibliográfica. Dessa forma, as aulas foram elaboradas através de uma metodologia expositiva e dialogada, trazendo o conteúdo em estudo sempre para a escala local, fazendo-se o uso das categorias geográficas Lugar e Região. Fez-se uso também de músicas, obras da literatura regionalista e imagens. Também foi realizado um ´´Bingo Geográfico``, com o intuito de revisar a temática em análise. Como próximos passos, haja vista a pesquisa estar em desenvolvimento, será realizada uma aula de campo pelo centro da cidade de Campina Grande, assim como a apresentação das obras literárias e a construção do um jogo intitulado ´´GEOTUR``, que será realizada pelos próprios alunos, onde o jogador poderá conhecer de forma holística a história do Semiárido nordestino através do ato de brincar. Parcialmente, observa-se que tal intervenção vem despertando o interesse dos discentes por conhecer o Semiárido, haja vista o envolvimento destes nos trabalhos realizados. Portanto, o uso do lúdico no ensino de Geografia desperta no aluno um maior interesse, concentração e atenção, trazendo grandes contribuições para o processo de aprendizagem geográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.