Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O texto é resultado da pesquisa realizada na Faculdade de Educação na cidade de Boa Vista- Roraima, teve como objetivo investigar como acontece a formação de professores na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa Quali/Quanti, como objeto a turma “O”, do 4º semestre do curso de Pedagogia, composta por 20 acadêmicos. Instrumentos qualitativos (análise documental e questionário semi-estruturado), fez-se uso do questionário, estabelecendo-se, assim, um diálogo entre a investigação qualitativa e quantitativa. Para a análise dos dados, foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. No que se refere à avaliação do curso, 80% dos acadêmicos o consideraram como tendo uma proposta de formação de qualidade, no que diz respeito à consistência teórico-conceitual, propiciando conhecimentos e habilidades necessárias para sua futura profissão. Contudo o curso sofreu criticas em função da reduzida carga horária conferida à Educação Infantil; ao tempo disponibilizado para o estágio; à falta de contextualização do ensino; o não aproveitamento da experiência dos alunos e o enfoque teórico das aulas; à falta de interseção entre teoria e prática; à desarticulação entre a formação para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultado foi possível diagnosticar através dos dados coletados, que a formação para o Educação Infantil, ainda, se constitui como um “apêndice” do curso de Pedagogia e a falta de experiência dos professores nesse nível de ensino dificulta um processo de formação baseado na práxis.

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