Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LITERATURA POPULAR NA ESCOLA

Palavra-chaves: LITERATURA POPULAR, LEITURA, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11718
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 631
    "titulo" => "LITERATURA POPULAR NA ESCOLA"
    "resumo" => "A literatura erudita é, ainda hoje, a privilegiada pela escola, que promove uma elitização das obras literárias, supervalorizando o cânone, o que, muitas vezes, distancia a literatura do aluno. Esse distanciamento é ainda mais evidente quando nos reportamos à literatura popular. Além de pouco contato na escola, o aluno, na maior parte das vezes, só tem a oportunidade de apreciá-la pelo prisma folclórico. No entanto, a literatura popular deve ser evidenciada pelo seu valor e porque também é uma prática da vida cultural do aluno, principalmente o nordestino. É importante que a escola permita ao aluno inserir-se no processo de recepção dos textos literários, especialmente aqueles que fazem parte de sua vivência e cultura, como sujeito marcado histórico e culturalmente, capaz de dialogar com suas próprias experiências. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é mostrar a importância da literatura popular no seio escolar. Para isso, apresentamos uma experiência de leitura de textos de poetas campinenses, realizada em turmas de ensino fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande-PB. Os alunos, através da experiência didática, puderam perceber o valor da literatura para suas vidas e para a comunidade de uma forma geral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA POPULAR, LEITURA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID631_25072015104016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKLAINE DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKLAINE"
    "autor_email" => "jacklaine_almeida@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11718
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 337
    "inscrito_id" => 631
    "titulo" => "LITERATURA POPULAR NA ESCOLA"
    "resumo" => "A literatura erudita é, ainda hoje, a privilegiada pela escola, que promove uma elitização das obras literárias, supervalorizando o cânone, o que, muitas vezes, distancia a literatura do aluno. Esse distanciamento é ainda mais evidente quando nos reportamos à literatura popular. Além de pouco contato na escola, o aluno, na maior parte das vezes, só tem a oportunidade de apreciá-la pelo prisma folclórico. No entanto, a literatura popular deve ser evidenciada pelo seu valor e porque também é uma prática da vida cultural do aluno, principalmente o nordestino. É importante que a escola permita ao aluno inserir-se no processo de recepção dos textos literários, especialmente aqueles que fazem parte de sua vivência e cultura, como sujeito marcado histórico e culturalmente, capaz de dialogar com suas próprias experiências. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é mostrar a importância da literatura popular no seio escolar. Para isso, apresentamos uma experiência de leitura de textos de poetas campinenses, realizada em turmas de ensino fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande-PB. Os alunos, através da experiência didática, puderam perceber o valor da literatura para suas vidas e para a comunidade de uma forma geral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LITERATURA POPULAR, LEITURA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID631_25072015104016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKLAINE DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKLAINE"
    "autor_email" => "jacklaine_almeida@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A literatura erudita é, ainda hoje, a privilegiada pela escola, que promove uma elitização das obras literárias, supervalorizando o cânone, o que, muitas vezes, distancia a literatura do aluno. Esse distanciamento é ainda mais evidente quando nos reportamos à literatura popular. Além de pouco contato na escola, o aluno, na maior parte das vezes, só tem a oportunidade de apreciá-la pelo prisma folclórico. No entanto, a literatura popular deve ser evidenciada pelo seu valor e porque também é uma prática da vida cultural do aluno, principalmente o nordestino. É importante que a escola permita ao aluno inserir-se no processo de recepção dos textos literários, especialmente aqueles que fazem parte de sua vivência e cultura, como sujeito marcado histórico e culturalmente, capaz de dialogar com suas próprias experiências. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é mostrar a importância da literatura popular no seio escolar. Para isso, apresentamos uma experiência de leitura de textos de poetas campinenses, realizada em turmas de ensino fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande-PB. Os alunos, através da experiência didática, puderam perceber o valor da literatura para suas vidas e para a comunidade de uma forma geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Francisco das Chagas

    Boa tarde, gostaria de retorno desse e-mail, pois estou referenciando seu trabalho na minha atividade acadêmica. Gostaria da fonte da citação.

    22/04/2022 15:35:15

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.