O CINEMA COMO MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL - LÍNGUA ESTRANGEIRA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11730 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 1249 "titulo" => "O CINEMA COMO MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL - LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre o uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, através dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula com metodologias que permitem o uso do cinema nas aulas de espanhol. Nossa proposta tem como escopo enfatizar o cinema como recurso didático/pedagógico, visto que seu caráter lúdico pode propiciar aulas mais atrativas, além de potencializar o enfoque comunicativo. Visando averiguar em um contexto empírico a eficiência de um recurso didático que dá ênfase à cinematografia enquanto fator mediador/potencializador na aquisição de uma nova língua, utilizamos como aporte o filme mexicano Amar te Duele lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana. Aplica-se a referida proposta em turmas de nível básico I da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza, da cidade de Monteiro/PB. Para trabalhar o filme em sala de aula, executamos uma sequência didática elaborada para duas aulas com duração de 2:00 (duas horas) cada. Os resultados obtidos com os trabalhos foram satisfatórios, visto que os alunos interagiram efetivamente expondo suas opiniões, confrontando as diferenças culturais, além de suscitarem reflexões e discussões sobre os mais variados temas, como a desigualdade social, o preconceito, entre outros. No que diz respeito à reflexão sobre o tema, para embasamento teórico utilizamos os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO, LÍNGUA ALVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID1249_30062015193434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MIRIAN FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamirian@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11730 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 1249 "titulo" => "O CINEMA COMO MEDIADOR NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL - LÍNGUA ESTRANGEIRA" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho resulta da nossa pesquisa sobre o uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no processo de ensino-aprendizagem de ELE (Espanhol – Língua Estrangeira), bem como das experiências enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, através dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula com metodologias que permitem o uso do cinema nas aulas de espanhol. Nossa proposta tem como escopo enfatizar o cinema como recurso didático/pedagógico, visto que seu caráter lúdico pode propiciar aulas mais atrativas, além de potencializar o enfoque comunicativo. Visando averiguar em um contexto empírico a eficiência de um recurso didático que dá ênfase à cinematografia enquanto fator mediador/potencializador na aquisição de uma nova língua, utilizamos como aporte o filme mexicano Amar te Duele lançado em 2002, sob a direção de Fernando Sariñana. Aplica-se a referida proposta em turmas de nível básico I da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional José Leite de Souza, da cidade de Monteiro/PB. Para trabalhar o filme em sala de aula, executamos uma sequência didática elaborada para duas aulas com duração de 2:00 (duas horas) cada. Os resultados obtidos com os trabalhos foram satisfatórios, visto que os alunos interagiram efetivamente expondo suas opiniões, confrontando as diferenças culturais, além de suscitarem reflexões e discussões sobre os mais variados temas, como a desigualdade social, o preconceito, entre outros. No que diz respeito à reflexão sobre o tema, para embasamento teórico utilizamos os estudos de Souza (2014), Stefani (2010) e Alibés (2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "CINEMA, IMAGEM EM MOVIMENTO, LÍNGUA ALVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID1249_30062015193434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MIRIAN FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamirian@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }