A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA EEEF ANTENOR NAVARRO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11500 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA EEEF ANTENOR NAVARRO" "resumo" => "A educação ambiental é essencial para a formação de sujeitos responsáveis para com o meio ambiente, tendo em vista que a mesma conscientiza acerca da importância de atitudes que preservem o meio ambiente. Nesse sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência obtida no projeto Meio Ambiente: conscientizar para preservar desenvolvido na série do 5º ano B pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira, assim como, analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir da prática pedagógica realizada em sala de aula. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em autores como Freire (1996), Girotto (2003) e Brasil (1997). A metodologia utilizada envolveu a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. Os resultados do projeto foram notórios e satisfatórios, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, os alunos mostraram-se motivados, interessados e participativos nas aulas. O projeto colaborou significativamente para a mudança de atitudes que danificavam o meio ambiente por parte dos alunos, assim como, contribuiu de forma positiva para a formação das bolsistas, futuras pedagogas, uma vez que o PIBID possibilitou a inserção das referidas estudantes no cotidiano escolar propiciando a articulação entre universidade e escola para o fortalecimento de uma educação básica de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PROJETO, PIBID, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA11_ID462_26062015170638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nattallialima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11500 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 53 "inscrito_id" => 462 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA EEEF ANTENOR NAVARRO" "resumo" => "A educação ambiental é essencial para a formação de sujeitos responsáveis para com o meio ambiente, tendo em vista que a mesma conscientiza acerca da importância de atitudes que preservem o meio ambiente. Nesse sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência obtida no projeto Meio Ambiente: conscientizar para preservar desenvolvido na série do 5º ano B pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira, assim como, analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir da prática pedagógica realizada em sala de aula. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em autores como Freire (1996), Girotto (2003) e Brasil (1997). A metodologia utilizada envolveu a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. Os resultados do projeto foram notórios e satisfatórios, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, os alunos mostraram-se motivados, interessados e participativos nas aulas. O projeto colaborou significativamente para a mudança de atitudes que danificavam o meio ambiente por parte dos alunos, assim como, contribuiu de forma positiva para a formação das bolsistas, futuras pedagogas, uma vez que o PIBID possibilitou a inserção das referidas estudantes no cotidiano escolar propiciando a articulação entre universidade e escola para o fortalecimento de uma educação básica de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PROJETO, PIBID, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA11_ID462_26062015170638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA OLIVEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nattallialima@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }