A inclusão escolar consistem em um assunto que carece de atenção, por isso é preciso constantemente repensar as práticas de ensino objetivando a inclusão dos estudante e formas diferenciadas de abordagem dos conteúdos para que o aprendizado aconteça de forma mais efetiva, pois, as instituições de ensino são espaços onde se congregam valores, respeito e princípios, viabilizando assim a aprendizagem para todos. Dentro da educação geográfica existem vários pressuposto, entre elas encontra-se a alfabetização cartográfica. Infelizmente, pouco é falado acerca da importância que a cartografia tem no processo de formação do aluno como um todo no ensino fundamental I, e como é possível usa-la para promover a inclusão de estudantes com deficiências no ambiente escolar e no meio que o cerca. O artigo, tem como principal objetivo demostrar que com as aplicações teórico-metodológicas corretas voltadas para a alfabetização cartográfica nas turmas do ensino fundamental I das escolas do município de Passira, Pernambuco, podemos alcançar a inclusão com metodologias que tornem as aulas não apenas mais dinâmicas e divertidas, mais inclusivas ao ponto de alcançar o real objetivo da escola, a formação cidadã, além dos benefícios cognitivos e psicomotores que o ensino da cartografia busca agregar na vida dos alunos, quando feito efetivamente. Para o alcance do objetivo, serão realizadas pesquisas bibliográficas analisando a inclusão escolar no munícipio de Passira, com professores do ensino fundamental I que tenham alunos portadores de algum tipo de deficiência, seguido de uma pesquisa de campo, em bases quali-quantitativas, para analisar as formas teóricometodológicas aplicadas pelos professores para os assuntos relacionados a alfabetização cartográfica. Como produto final, espera-se apresentar modificações metodológicas de cunho dinâmico ligadas a alfabetização cartográfica almejando a inclusão, que será a síntese de toda a pesquisa realizada.