Ao longo da história, a educação dos Surdos foi baseada num modelo clinico em que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral. Com a crescente proposta de uma educação inclusiva, nas últimas décadas, percebemos grandes mudanças com relação a educação dos Surdos, a exemplo do processo de inclusão dos Surdos nas instituições de ensino comum. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal investigar a concepção de discentes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB sobre o universo da surdez. Utilizamos uma pesquisa de cunho qualitativo. Como instrumentos metodológico, aplicamos um questionário. Participaram desta pesquisa 25 discentes do 1° período do curso de licenciatura em matemática, no turno diurno, da UEPB. A pesquisa de campo foi realizada no segundo semestre de 2020. Os resultados indicaram que os mencionados participantes compreendem os Surdos como pessoas com necessidades especiais, necessitam de uma aprendizagem diferenciada e invisíveis no contexto social. Concluímos que os discentes entrevistados desconhecem a identidade e a cultura surda, a Libras e os direitos conquistados pela comunidade surda.