Aperfeiçoar a formação inicial dos futuros professores da educação básica nos cursos de licenciaturas, faz do Programa de Residência Pedagógica mais que uma importante iniciativa, mas fundamental para a formação da identidade profissional. Esse resumo expandido visa relatar experiências sobre a orientação docente, de residentes do Programa de Residência Pedagógica, Núcleo Educação Infantil, no município de Humaitá, interior do Amazonas. Metodologicamente e de forma descritiva relata-se experiências consolidadas com quinze residentes do referido núcleo propondo reflexões. Os dados foram retirados de registros do diário de campo da autora. Como resultados salienta-se que a Residência Pedagógica proporciona experiências mais ricas e duradouras, diferentes dos outros estágios, uma vez que possibilita estar dezoito meses junto aos residentes e público estagiado. E mais, proporciona aos residentes ter maior clareza dos desafios da prática e da profissão escolhida. Sustenta-se a compreensão de que a orientação docente implica pensar a formação do futuro professor em profundidade para interferir no modo de fazer educação e não apenas em simples aplicação da teoria com práticas e técnicas. O residente, durante a aplicação da RP desfruta de oportunidades ímpares oferecidas pela universidade. Conclui-se destacando a importância do papel do orientador docente junto aos preceptores e residentes, bem como se reforça a relevância do Programa e a sua permanência.