A formação inicial de professores em Educação Física é uma construção que levará o licenciando a exercer a profissão de professor, tendo como função social o ensino acerca das questões do corpo, das manifestações corporais e do lazer na escola, lidando com os preconceitos e com as diferenças entre os sujeitos. As escolas, por sua vez, são instituições fundamentais na construção do conhecimento sistematizado que poderá mudar a realidade de vida dos escolares, dando-lhes condições de serem futuramente cidadãos vivendo uma vida melhor e digna ao que se refere aos fatores sócio-econômicos. Para esse despertar do interesse pelo conhecimento é necessário que o futuro professor tenha tido experiências pedagógicas suficientes na formação inicial para que ele possa ser um mobilizador-mediador de conhecimentos. Nosso intuito com este texto é relatar e desenvolver reflexões acerca da formação inicial de professores de Educação Física.Trata-se de um relato de experiência baseado em narrativas de dois estudantes de Educação Física que são também autores do presente texto. As narrativas serão interpretadas mediante o diálogo com a literatura. Os relatos indicam que os licenciandos têm passado por um processo de apropriação de múltiplos sentidos atribuídos ao corpo e às manifestações corporais desde suas experiências anteriores ao ingresso na universidade e que poderá resultar em um trabalho transformador mediante as questões relacionadas ao corpo e a condição de vida dos sujeitos da escola.