A necessidade de novas metodologias, a fim de se obter uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências e biologia, vem sendo um tópico demasiadamente discutido entre professores e estudiosos imersos num contexto educacional. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever as principais contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na promoção de uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências e biologia em duas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Bom Jesus - PI. Para isso, foi utilizada como instrumento de construção dos dados a técnica do grupo focal, com 6 (seis) alunos em cada grupo selecionados de forma aleatória nas respectivas escolas. Onde obtive-se relatos autênticos a respeito do efeito que as atividades práticas aplicadas e desenvolvidas pelos participantes do PIBID, licenciandos em Ciências Biológicas, comtemplando eixos como didática das aulas, avaliação da aprendizagem, aprendizagem em ciências, relação teoria-prática e monitoria. Ademais, em vários relatos foi possível notar tanto as vantagens trazidas pelo programa quanto as dificuldades encontradas ao se deparar com os diferentes contextos estruturais e administrativos das duas escolas, e que reforçam o elo entre teoria e prática, universidade e escola. Por último, tais contribuições do programa em aulas práticas e monitorias, vem refletindo na aprendizagem significativa e promoção do caráter ativo e afetivo dos estudantes voltado as Ciências Biológicas.