EXERCITANDO SOFT SKILLS NO CONTEXTO ESCOLAR COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108730 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1017 "inscrito_id" => 11114 "titulo" => "EXERCITANDO SOFT SKILLS NO CONTEXTO ESCOLAR COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS" "resumo" => "O contexto escolar é conhecido como o espaço onde se adquirem os conhecimentos que viabilizam a continuidade dos estudos até que se alcance, no mínimo, uma posição social capaz de prover o sustento. Pode-se dizer, com base nisso, que os anos de escolaridade se dedicam ao desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades adquiridas por meio de educação formal, prática e repetição, e mensuradas por meio de avaliações. Apesar de essenciais, essas habilidades não são as únicas demandadas na sociedade. Tão importantes quanto elas, as soft skills são essenciais ao desenvolvimento humano e estão relacionadas a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, dentre outras. Embora não se questione a importância dessas habilidades, elas são comumente negligenciadas no contexto escolar e relegadas a uma aprendizagem informal ao longo da vida. O resultado, no longo prazo, é uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao próximo e suas necessidades. Outra realidade que ainda ocupa pouco espaço nos ambientes escolares é aquela na qual o professor atua como um guia ao longo do processo de aprendizagem, e não como o detentor de todo o conhecimento. Isto posto, este trabalho apresenta uma proposta de exercício de soft skills por meio de uma atividade que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de 3o ano do Ensino Médio Técnico em Informática. Considerado um tipo de metodologia ativa, a ABP se dedica à solução criativa de problemas por meio de um conjunto de etapas que exercitam o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO DISCENTE, HABILIDADES INTERPESSOAIS, HABILIDADES TÉCNICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "idioma" => null "arquivo" => "66a931b2584b5_30072024153218.pdf" "created_at" => "2024-07-30 15:32:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SILVESTRE ROSA SERRÃO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "alinesrserrao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108730 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1017 "inscrito_id" => 11114 "titulo" => "EXERCITANDO SOFT SKILLS NO CONTEXTO ESCOLAR COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS" "resumo" => "O contexto escolar é conhecido como o espaço onde se adquirem os conhecimentos que viabilizam a continuidade dos estudos até que se alcance, no mínimo, uma posição social capaz de prover o sustento. Pode-se dizer, com base nisso, que os anos de escolaridade se dedicam ao desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades adquiridas por meio de educação formal, prática e repetição, e mensuradas por meio de avaliações. Apesar de essenciais, essas habilidades não são as únicas demandadas na sociedade. Tão importantes quanto elas, as soft skills são essenciais ao desenvolvimento humano e estão relacionadas a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, dentre outras. Embora não se questione a importância dessas habilidades, elas são comumente negligenciadas no contexto escolar e relegadas a uma aprendizagem informal ao longo da vida. O resultado, no longo prazo, é uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao próximo e suas necessidades. Outra realidade que ainda ocupa pouco espaço nos ambientes escolares é aquela na qual o professor atua como um guia ao longo do processo de aprendizagem, e não como o detentor de todo o conhecimento. Isto posto, este trabalho apresenta uma proposta de exercício de soft skills por meio de uma atividade que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de 3o ano do Ensino Médio Técnico em Informática. Considerado um tipo de metodologia ativa, a ABP se dedica à solução criativa de problemas por meio de um conjunto de etapas que exercitam o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO DISCENTE, HABILIDADES INTERPESSOAIS, HABILIDADES TÉCNICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "idioma" => null "arquivo" => "66a931b2584b5_30072024153218.pdf" "created_at" => "2024-07-30 15:32:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SILVESTRE ROSA SERRÃO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "alinesrserrao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }