O contexto escolar é conhecido como o espaço onde se adquirem os conhecimentos que viabilizam a continuidade dos estudos até que se alcance, no mínimo, uma posição social capaz de prover o sustento. Pode-se dizer, com base nisso, que os anos de escolaridade se dedicam ao desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades adquiridas por meio de educação formal, prática e repetição, e mensuradas por meio de avaliações. Apesar de essenciais, essas habilidades não são as únicas demandadas na sociedade. Tão importantes quanto elas, as soft skills são essenciais ao desenvolvimento humano e estão relacionadas a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, dentre outras. Embora não se questione a importância dessas habilidades, elas são comumente negligenciadas no contexto escolar e relegadas a uma aprendizagem informal ao longo da vida. O resultado, no longo prazo, é uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao próximo e suas necessidades. Outra realidade que ainda ocupa pouco espaço nos ambientes escolares é aquela na qual o professor atua como um guia ao longo do processo de aprendizagem, e não como o detentor de todo o conhecimento. Isto posto, este trabalho apresenta uma proposta de exercício de soft skills por meio de uma atividade que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de 3o ano do Ensino Médio Técnico em Informática. Considerado um tipo de metodologia ativa, a ABP se dedica à solução criativa de problemas por meio de um conjunto de etapas que exercitam o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade.